slide 4 slide 1 slide 2 slide 3

Composta de filmes, baseados em fatos reais, que retratam questões jurídicas, religiosas, políticas, históricas e sociais, a nossa Videoteca é instrumento válido e relevante, até então pouco utilizado, para os profissionais do direito, professores e acadêmicos, no intuito de ampliar e aprimorar os conhecimentos, inclusive auxiliar em casos práticos.

Atualmente nosso acervo é formado de centenas de filmes (DVD), isso por que os temas dos filmes que se adequam a finalidade do referido acervo, ou de fato nos interessam, são antigos e ainda não foram lançados em DVD. Entretanto, quando isso ocorre adquirimos o exemplar de interesse, como é o caso de: O Sol é Para Todos, O Homem que Fazia Chover, Nascido em 4 de Julho, Assassinato em Primeiro Grau, A Confissão, etc.

Ressaltamos, contudo, que existem outros filmes ou trabalhos que, para alguns colegas, deveriam fazer parte do aludido acervo, como, por exemplo, O Advogado do Diabo, O Advogado dos Cinco Crimes, etc. No entanto, a nosso ver, tais temas fogem da nossa intenção primordial que é estudar a realidade retratada pelo cinema como um todo.

O nosso acervo continua sendo ampliado, paulatinamente, pois é preciso de muito tempo para procurar em sebo e na internet esse tipo material.

Finalmente, se os colegas internautas puderem indicar outros títulos para o nosso acervo e, sobretudo, o local aonde possa ser encontrado, agradecemos profundamente. Mas, desde já, agradecemos por acessar nossa página.

I – FILMES:

II – SINOPSES DOS FILMES:

01. A CONFISSÃO: A morte de um filho… A vingança de um pai… Até que ponto você chegaria (Suspense, 1998, classificação 16 anos, 120 minutos)? Sinopse: “O filho de Fertig (Ben Kingsley) morre em seus próprios braços na sala de emergência de um hospital, por negligência médica. Fertig trata de fazer justiça com as próprias mãos. No tribunal, seu defensor (Alec Baldwin) é um advogado ambicioso, de olho na promotoria de New York, necessitando uma vitória, com muita repercussão. Fertig, porém, apesar de apoio de sua mulher (Amy Irving) prefere pagar na justiça o crime cometido. Uma luta de consciência, em contínuo suspense, com grandes atores”.

02. A CORTE MARCIAL: Sua maior jogada seria fora de campo (Drama, 1990, classificação 14 anos, 94 minutos). Sinopse: “Jackie Robinson (André Braugher, de Tempos de Glória) é um super atleta do exército americano, cuja primeira grande vitória não foi num campo de Baseball, mas num tribunal. Antes de ser descoberto por um empresário (Bruce Dern, de Amargo Regresso e A Noite dos Desesperados), o jovem tenente Robinson foi transferido par ao racista Fort Hood no Texas, onde era excluído de todos os times ‘só para os brancos’. Robinson, embora apoiado por um companheiro do quartel, o futuro campeão de boxe Joe Louis (Stan Shaw, de As Noites do Harlem), acaba sendo processado pela Corte Marcial, devido aos ‘incidentes’ que causara se recusando a mudar de lugar num ônibus militar. Contando com a ajuda dos amigos e familiares, além de um ótimo advogado (Daniel Stern, de Esqueceram de Mim, Hannah e suas irmãs e Morto ao Chegar), Robson não tem apenas uma causa a ganhar, mas um futuro a assegurar. Um futuro de direitos iguais”.

03. ACUSAÇÃO: As acusações eram tão chocantes, que a verdade não importava mais. Um homem lutando pela verdade em meio a um escândalo que abalou uma nação (Suspense, 1995, classificação 12 anos, 132 minutos). Sinopse: “James Woods é um advogado de defesa determinado, que acredita na inocência de quem lhe oferecer o melhor honorários. Mas sua frieza se transforma em raiva quando surgem acusações chocantes que incriminam uma típica familiar americana. Condenados a um inferno promovido pelos jornais e televisão, eles lutam durante seis anos para se livrar das acusações, em dos julgamentos mais longos e caros da história. Baseado em fatos reais este escândalo dividiu uma família e uma nação e apenas um homem estava interessado na verdade”.

04. ACUSADOS (Drama, ano 1988, classificação 18 anos, 111 minutos). Sinopse: “Uma forte visão das conseqüências não só do estupro, como também do sistema judiciário. Quais são os limites da justiça? Da responsabilidade social? Acusados dá uma olhada forte e provocadora na natureza humana e na consciência moral e individual, em processo judicial que trata a vítima como um criminoso. Jodie Foster faz uma interpretação digna de Oscar, como Sarah Tobias que tem uma vida difícil e independente. Ela é estuprada nos fundos de um bar da vizinhança, mas isso é apenas o começo de sua prova. Agora Sarah se encontra combatendo o sistema legal, não uma, mas duas vezes. Ela e sua advogada (Kelly McGillis) vão atrás de seus atacantes e espectadores, cujos gritos e aplausos entusiasmados encorajaram o ataque”.

05. A ESPERANÇA DE UM JOVEM: A história de Ernest Green, o jovem que venceu a injustiça (Drama, 1994, classificação livre, 101 minutos). Sinopse: “Em 1957, a Suprema Corte dos E.U.A. abriu as portas das escolas a todos os americanos, independente de raça ou cor. Ernest Green e oito estudantes negros ao ingressarem na nova escola, encontram uma realidade muito diferente. Eles enfrentam ódio, discriminação e até o poder governamental. Coragem e determinação são as únicas armas destes jovens para lutar e vencer todos os obstáculos. Esta é a história da força que vence a injustiça. Um filme emocionante baseado em fatos reais”.

06. A GUERRA DE HART: Uma Prova de Coragem e Honra (Guerra, 2001, classificação 14 anos, 125 minutos). Sinopse: “Bruce Willis estrela como um oficial aprisionado que recusa desistir de sua luta contra os Nazistas nesta aventura ‘emocionante’ (Roger Ebert) sobre a II Guerra Mundial. Co-estrelando, Colin Farrell (Minority Report – A Nova Lei) e contando com muita ‘ação real’ acondicionada (Los Angeles Times), A guerra de Hart é um poderoso e ‘sensacional tributo à coragem e à honra dos militares’ (L. A. Daily News). Quando o Cel. William Mcnamara (Willis) é privado de sua liberdade em um campo de prisioneiros na Alemanha, decide continuar – mesmo estando dentro de campo inimigo. Com a ajuda de um jovem tenente (Farrell), McNarama elabora um plano brilhante contra seus captores, e arrisca tudo na operação mais perigosa de sua carreira – a missão de libertar seus homens… e mudar o rumo da guerra”.

07. A GUERRA DE UM HOMEM: Seus amigos foram torturados. Seu filho foi morto. Agora, ele quer justiça (Drama, 1990, classificação 14 anos, 91 minutos). Sinopse: “Morando no Paraguai, em plena ditadura Stroessner, o médico Joel Filartiga (Hopkins) conhece a dura realidade de um pais sem nenhuma liberdade. Apesar de disso, é um crítico voraz, falando alto e em bom som o que pensa e julgando-se imune. O brutal assassinato de seu filho faz Filartiga sentir a crueldade do tirano. Mas Filartiga não estava morto, e a partir de então inicia uma guerra pessoal contra o sistema. Uma luta por justiça, e acima de tudo, da sua paz de espírito”.

08. AGNES DE DEUS: Uma criança nasce em um convento. Uma criança morre em um convento. Terá sido um Milagre? Ou um assassinato? (Drama, 1985, classificação 14 anos, 95 minutos). Sinopse: “Teria sido um assassinato ou um milagre? O cadáver estrangulado de uma criança recém-nascida aparece em um convento de férias. A psiquiatra que é nomeada pelo juiz instrutor do processo, a Dra. Martha Livingston (Jane Fonda) recebe a incumbência de esclarecer os fatos e descobrir a verdade. Agnes (Meg Tilly), uma noviça jovem e aparentemente inocente, alega não ter nenhuma lembrança do nascimento e de como teria concebida essa criança. A sua versão é aceita madre superiora do convento (Ann Bancroft) e à medida que se vai conhecendo a verdade dos fatos, este drama psicológico vai se transformando em uma batalha que pode vir a decidir o futuro da Jovem Agnes”.

09. A LISTA: Algumas leis são feitas para serem quebradas… (Suspense, 1999, classificação 18 anos, 92 minutos). Sinopse: “Gabrielle Mitchell (Mãdchen Amick), uma prostituta de alta classe provoca sua própria prisão para chantagear seus poderosos clientes: respeitáveis advogados, juízes honrados e até mesmo o governador. Quando ela divulga a lista como prova durante seu julgamento, Richad Miller (Ryan O’Neal) o juiz que preside o caso, é colocado num incrível dilema moral: ignorar a pressão da opinião pública e seu dever como representante máximo da lei, ou entregar a lista para as autoridades e mandar para a cadeia muitos de seus e amigos? Um escândalo moral está prestes a acontecer. E na medida em que a tensão aumenta, ameaças de morte, dirigidas a Miller e sua família, e uma onda de assassinatos começam a acontecer. Quem será o autor desses crimes? Algum respeitável representante da lei?”

10. A MISSÃO (Épico, classificação livre, 124 minutos). Sinopse: “Composto de astros do porte de Robert De Niro, Jeremy Irons e Liam Neeson, A Missão retrata a guerra estabelecida por portugueses e espanhóis contra jesuítas idealista que catequisavam os índios nos Sete Povos das Missões, na América do Sul no século XVIII. De Niro faz um violento mercador de escravos indígenas, que arrependido pelo assassinato de seu irmão, realiza uma auto-penitência e acaba se convertendo em missionário jesuíta. Ele ajuda o líder dos catequisadores, Gabriel (Jeremy Irons) a crias o novo mundo em Sete Povos das Missões, mas os portugueses e espanhóis tem outros planos para aquele lugar. Quando Gabriel se recusa a deixar o que construiu, o exército é mandado para tirá-los de lá a força. Um filme empolgante, vencedor da palma de Ouro em Cannes e que se notabiliza também pela trilha sonora épica de Ennio Morricone”.

11. AMISTAD: Absolutamente Inesquecível (Drama, 1998, classificação livre, 154 minutos, Dublado). Sinopse: “Estréia de Spielberg na DreamWorks, AMISTAD é estrelado por um elenco de destaque, liderado por Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Djimon Hounsou e Matthew McConaughey. Aclamado por sua direção e grandiosidade, AMISTAD, recebeu quatro indicações da Academia, para Melhor Ator Coadjuvante (Hopkins), Melhor Música, Melhor Figurino e Melhor Fotografia. Baseado numa história real, o filme conta a incrível viagem de escravos africanos que se apoderam do navio onde estavam aprisionados e tentam retornar à sua adorada terra natal. Quando o navio, La Amistad, é capturado, os cativos são levados aos Estados Unidos, acusados de assassinato e aguardam sua sentença na prisão. Inicia-se então uma contundente batalha, que chama a atenção de todo o país, questionando a própria finalidade do sistema judicial americano. Mas para aqueles homens e mulheres sob julgamento, é uma luta pelo direito maior do ser humano… a liberdade”.

12. ANATOMIA DE UM CRIME (Drama, 1992, classificação 16 anos, 97 minutos). Sinopse: “Pressionado por seu produtor de Hollywood para terminar seu roteiro de cinema, Charlie Pope (MIGUEL FERRER de Robocop, Twin Peaks e A Vingança) viaja par ao México. E lá vai sentir na própria pele a história bizarra que ele mesmo escreveu. No instante em que ele se encontra com uma linda mulher (LEILANI SARELLE de Instinto Selvagem e Dias de Trovão), é agredido e seqüestrado. Quando recobra os sentidos, consegue fugir. Quando recobra os sentidos, consegue fugir. Mas logo descobre que foi vítima de estranha cirurgia. E que algo foi roubado. ‘Uma história inteligente com muito sexo e violência’ Screen International’. Dos produtores de Sexo, Mentiras e Videotape, Ruas de Fogo”.

13. A PROPOSTA: Um homem perdeu o que possuía. O outro, tudo em que acreditou (Drama, 1998, classificação 16 anos, 112 minutos). Sinopse: “1935… Apesar de sua imensa fortuna e influência na sociedade local, Arthur Barret (William Hurt, de Perdido no Espaço) não pode dar à sua amada, Eleanor (Madaleine Stowe, de O último dos Moicanos), aquilo que ela mais deseja – um filho. Juntos, eles decidem tentar o que seria uma vergonha para a época: conceber uma criança com ajuda de outro homem. O estudante de advocacia, Roger Martin (Neil Patrick Harris, de Tropas Estrelares), mesmo relutante, aceita participar do que o casal considera apenas como uma proposta de negócios incomum. Em pouco tempo, o rapaz acaba se apaixonando por Eleanor e um escândalo parece inevitável. A jovem esposa pede ajuda ao padre Michael McKinnon (Kenneth Branagh, de Muito Barulho Por Nada), sem imaginar o que poderia acontecer com essa confissão”.

14. A QUALQUER PREÇO: (Drama, 1999, classificação 12 anos, 114 minutos). O melhor de todos os filmes de tribunais. Sinopse: “Mais uma brilhante interpretação de John Travolta (A Outra Face, Fenômeno), nesta intrigante história real, que tem sido considerada o melhor de todos os filmes de tribunais! Jan Schlichtmann (Travolta) é um cínico e caro advogado especializado em acidentes pessoais, que somente pega casos milionários, com os quais ele possa fazer acordos, evitando os tribunais. Embora seu último caso pareça simples, logo ele se envolve numa épica batalha legal, onde vai arriscar sua carreira, reputação e tudo o que possui, pelos direitos de seus clientes! Com a participação de Robert Duvall (O Apóstolo, Fenômeno). William H. Macy (Fargo – Mr.Holland – Adorável Professor) e John Lithgow (O Dossiê Pelicano, série de TV 3rd Rock From The Sun), este envolvente e aclamado sucesso é um grande entretenimento”.

15. A RECOMPENSA: Há escolhas que nos obrigam a abrir mãos de sonhos… Baseado em fatos reais (Suspense, 1997, classificação 16 anos, 92 minutos). Sinopse: “Erica tinha 17 anos e estava prestes a terminar o colégio quando deu à luz a filha de Scott, que não queria o bebê. Apesar de todas as dificuldades que enfrentaria, Erica decidiu criar a menina. Mas, para conciliar a vida de estudante com a de mãe, resolveu deixá-la na creche enquanto estivesse em aula. Foi quando os pais de Scott decidiram brigar pela guarda da neta na justiça, alegando que Erica não estava apta a criá-la. Erica perde a causa e o fato ganha projeção nacional. Agora, só um recurso no Supremo Tribunal pode reverter a sentença. Mas, do lado de Erica, estão milhões de pais que trabalham e acreditam na creche como uma ótima experiência para seus filhos”.

16. A SOMBRA DA JUSTIÇA: Uma grande luta, uma grande conquista em nome da verdade (Drama, 1992, classificação 14 anos, 91 minutos,). Sinopse: “Grace Cragin (Christine Lahti) é uma advogada idealista que resolve assumir uma causa extremamente polêmica. O seu rival é um poderoso fabricante de tabaco, cujo produto causou câncer em um grande amigo. Grace compra essa briga, mas não está sozinha, conquista um importante aliado. Seu ex-marido (Terry O’Quinn) um brilhante e conceituado advogado adere à causa e juntos buscam por todos os meios de provas que levem a poderosa instituição a julgamento. Tudo se mostra favorável, até que o destino os surpreende colocando por terra todas as suas antigas convicções”.

17. AS DUAS FACES DE UM CRIME (Suspense, 1996, classificação 14 anos, 130 minutos, Dublado). Sinopse: “Culpado? Inocente? Essas não são questões para Martin Vail (Richard Gere), um poderoso advogado de Chigago, decidir. Seu trabalho é defender… especialmente se o caso vai colocar seu nome nas manchetes e promover sua carreira. Quando houve falar que pobre coroinha (Edward Norton) é acusado de assinar o arcebispo. Vail agarra o caso, ávido pelos holofotes da mídia. Mal sabe ele que isso vai revelar um ninho de corrupção, colocá-lo contra uma promotora (Laura Linney), que é sua ex-namorada, e pôr em risco toda sua habilidade, seu discernimento e até mesmo sua atitude de vencer a qualquer preço”.

18. AS TROMBETAS DE GIDEÃO: A história real da luta de homem por justiça, e como isto mudou o curso da história das Leis nos Estados Unidos (Drama, 1985, classificação 14 anos, 105 minutos). Sinopse: “Henry Fonda nos brinda com uma de suas melhores performances de sua grande carreira, nesta história real sobre um homem de uma pequena e obscura cidade, o qual ajudou a mudar uma das leis mais importantes. Clarence Earl Gideon (Fonda), uma pessoa semi-alfabetizada é presa por falência numa sala de apostas e por pequenos roubos. Quando ele pede à Corte para lhe indicar um advogado do Estado para sua defesa, pois ele não pode pagar um, seu pedido é rejeitado. Atuando como seu próprio advogado, Gideon é condenado e vai para a cadeia. Na prisão, por suas próprias mãos, ele escreve uma carta direta à Suprema Corte dos Estados Unidos requerendo o direito de executar sua própria representação legal. A Corte, através de seu Chefe de Justiça (John Housemam), aceita ouvir o caso de Gideon, e, num marco sem precedentes na história, as regras são mudadas. Gideon obtém um novo julgamento e é declarado inocente e a história da justiça nos Estados Unidos, é mudada para sempre”.

19. ASSASSINATO EM PRIMEIRO GRAU (Drama, 1994, classificação 14 anos, 120 minutos). Sinopse: “Inspirado num fato verídico, essa é a história de Henri Young (KEVIN BACON), um jovem que rouba 5 dólares para comprar comida para sua irmã menor e acaba preso e condenado. Seu destino é Alcatraz, cujo diretor, Milton Glenn (GARY OLDMAN), sabe que tem poder para dominar cruelmente a vida de todos. Mas Young resolve envolver-se em um fracassado plano de fuga, por isso, é mandado á solitária por três anos. Apanhando diariamente, ele aprende a cultivar um sentimento que jamais imaginou: um ódio mortal pelo colega de cela que o delatou. Ao sair da solitária, Young se vinga assassinando o delator. A sua vida agora está nas mãos do jovem advogado, James Stamphill (CHRISTIAN SLATER), que durante o processo vai aos poucos descobrindo as barbaridades que o diretor da penitenciária fazia com os prisioneiros”.

20. A SUSPEITA (Suspense, 1994, classificação 12 anos, 100 minutos). Sinopse: “Gwen Warwick (Bonnie Bedelia) é uma conceituada juíza que está prestes a realizar um grande desejo: ser nomeada para a suprema Corte do Estado de Michigan. Mas o sonho torna-se um terrível pesadelo quando ela tem um tórrido caso de amor com o novo secretário. Abandonada pelo marido e forçada a julgar o misterioso assassinato de um amigo promotor, ela percebe que as provas do caso estão perigosamente ligadas à sua pessoa. E tem Apenas 24 horas para descobrir o verdadeiro criminoso”.

21. CONFISSÕES: Duas faces do mal (Policial, classificação 18 anos, 92 minutos). Sinopse: “Um policial de Los Angeles é alvejado e morto enquanto interrogava um suspeito de roubo. A investigação do caso resultou em algo pouco usual, dois homens confessaram ter cometido o mesmo crime. Agora as autoridades precisam resolver esse caso incomum e descobrir quem realmente cometeu o crime. Uma história eletrizante baseado num fato real”.

22. CRIMES EM PRIMEIRO GRAU (Suspense, 2001, classificação 14 anos, 116 minutos, Dublado). Sinopse: “Morgan Freemam e Ashley Judd estão sensacionais (WFLD-TV) neste intrigante suspense (Milwaukee Journal Sentinel) repleto de reviravoltas e momentos de tensão. Judd Interpreta Claire Kbik, uma inteligente e sensual advogada, cujo mundo perfeito desmorona quando seu marido Tom (Jim Caviezel) é Acusado pelo FBI do assassinato de civis inocentes durante uma operação secreta do Exército quinze anos antes. Auxiliada por um perspicaz advogado ex-militar (Freeman), Clarie luta par limpar o nome de Tom, mas essa tentativa a deixa muito perto de desmascarar uma armação do governo. Agora ela precisa arriscar sua carreira – e até mesmo sua vida – para expor a verdade”.

23. CULPADO POR SUSPEITA: Tudo que precisou foi apenas um sussurro (Drama, classificação 12 anos, 105 minutos). Sinopse: “Anos 50. Uma das mais aterrorizantes épocas da história americana, onde a sociedade, mergulhada no terror, vive seus dias de medo. Na caça a comunista, o Governo americano impõe a lei da denúncia. Uma mera suspeita é suficiente para implicar, alguém. Nesse meio, David Merril (Robert De niro), um famoso diretor de cinema que se nega a denunciar colegas comunistas. Incluído na lista negra, tem sua promissora carreira interrompida. Abandonado pelos amigos, passa a contar somente com a ajuda de sua ex-esposa Ruth (Annette Bening). Ao lado dela, enfrentará o Comitê do Governo.

24. DANÇANDO NO ESCURO: Em um mundo de sombras, ela encontra a luz da vida (Drama, 2000, classificação 14 anos, 140 minutos). Sinopse: “Selma (Björk) é uma imigrante tcheca, mãe solteira que trabalha numa usina têxtil no norte rural dos Estados Unidos. Ela vive numa caravana com seu filho Gene, de 12 anos. Seu único alento está na paixão pela música e pelos números de canto e dança dos musicais hollywoodianos. É assim que ela trapaceia a realidade, misturando esses musicais à sua própria vida dura e trágica. É desta forma também que ela esconde de todos um triste segredo; está perdendo a visão, dia após dia. Ela capaz de lidar com sua cegueira, mas não quer seu filho Gene, condenado geneticamente ao problema de visão tenha o mesmo destino. Assim, luta para conseguir o dinheiro suficiente para pagar uma cirurgia ao garoto. Quando o vizinho desesperado a acusa, falsamente, de roubar suas economias, o drama de sua vida caminha para um trágico final, nesta deslumbrante viagem de imagens e sons”.

25. DECISÃO SUPREMA: Uma mulher vingando sua filha com as próprias mãos (Suspense, 1992, classificação 16 anos, 93 minutos). Sinopse: “Laura (Donna Mills) tem um relacionamento conturbado com Carly (Ari Meyers), sua filha mais velha. Um dia, após mais uma discussão, Carly sai com o carro de sua mãe que acaba quebrando. O jovem Peter (Adam Storke) oferece-lhe, então uma carona de volta para casa. Na manhã seguinte Carly é encontrada morta. Peter é preso e depois de uma alegação irrefutável de seu advogado, é julgado, é julgado inocente. Indignada com essa decisão, Laura Resolve fazer justiça com as próprias mãos. O final surpreendente deste thriller mostra como o sistema judiciário americano é manipulado por hábeis profissionais e que, lei e justiça, são duas coisas bem diferentes”.

26. DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL (Filme Nacional, 1964, classificação 12 anos, 112 minutos). Sinopse: “Um casal de camponeses que mata o patrão e tem que fugir, une-se a um líder místico, mais tarde ao bando de cangaceiro”.

27. DE AMOR E DE SOMRAS: Durante a ditadura de Pinochet, no Chile, dois amantes guardam um perigoso segredo. E vão arriscar tudo pelo sonho de liberdade (Drama, 1993, classificação 16 anos, 110 minutos). Sinopse: “De amor e de Sombras, estrelado por Antonio Banderas, é baseado no romance best-seller de Isabel Allende, a mesma autora de A Casa dos Espíritos. E retrata, com fidelidade, a terrível ditadura militar imposta ao Chile pelo General Augusto Pinochet. Conta a história da paixão entre o fotografo Francisco Leal (Banderas), engajado na luta contra o regime, e Irene, uma alienada editora de uma revista de moda. Francisco acaba abrindo os olhos de sua amada para a terrível realidade do seu país e consegue torná-la uma importante aliada. Quando conseguem reunir provas suficientes para incriminar os militares, passam a ser implacavelmente perseguidos. Mas Francisco e Irene estão dispostos a arriscar tudo para manter vivo o sonho de liberdade”.

28. DIRETO DE MATAR: O poder de decidir entre a vida e a morte (Drama, 1996, classificação 14 anos, 88 minutos). Sinopse: “A doutora Margaret Ludlow (Betty Buckley) dirige uma clinica de saúde da mulher, que pratica abortos legalizados e com segurança. Ela conta com a ajuda de uma forte aliada, Diana Johnson (Diana Scarwid), uma ativista cuja feroz dedicação às vezes conflita com seu trabalho e sua vida pessoal. Mas sua mais vigorosa adversária, Arlene Dickens (Pamela Reed), que é profundamente religiosa, e seu marida amargurado, Lloyd (Terry Kewin), agora estão sob a influência do manipulador Bobby Ray Flood (Brian Kewin), um religioso de direita. Enquanto a tenção toma conta, as frentes de batalha se definem e a violência explode, afetando suas vidas para sempre…”

29. DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA (Drama, 1997, classificação 12 anos, 118 minutos). Sinopse: “Uma sensacional adaptação do original 12 doze Homens e uma Senteça de 1957, indicado a 3 Oscar: Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Direção. 12 homens são convocados para formar o júri de um caso de assassinato, onde um jovem a acusado de apunhalar fatalmente seu próprio pai. Para a promotoria, este é um caso cujo resultado deve ser definido rapidamente. Ou será que não? Quando chega o momento de decidir o destino do rapaz, as diversas personalidades dos jurados começam a se manifestar. Todos os detalhes são cuidadosamente revisados. A tensão aumenta a cada momento… e o impasse para chegar a um veredicto unânime continua! Os 12 jurados precisam deixar de lado seus preconceitos, medos e hipocrisia para chegar a uma difícil conclusão: libertar o acusado ou condena-lo à morte. Uma história inesquecível, com um elenco extraordinário: George C. Scott, Jack Lemmon, Tony Danza, Edward James Olmos, Armin Mueller-Stahl e William Peterson”.

30. DUPLA ACUSAÇÃO: Uma assustadora história de amor, traição e morte (Policial, 1996, classificação 14 anos, 90 minutos). Sinopse: “Para Júlia Neuland (Britanny Murphy), uma ingênua garota de 19 anos, foi amor à primeira vista quando ela conheceu o charmoso policial Jimmy Dubroski (Joe Penny). Envolvendo-se num apaixonado romance, a felicidade de Júlia se completa quando ela fica grávida, até que ela descobre que Jimmy ainda está casado e recusa-se a aceitar seu próprio filho. Apesar da questão judicial da paternidade, eles continuam o romance. Mas a pressão vai aumentando e poucos dias antes do julgamento, Júlia é seqüestrada, assassinada e, com todas as evidências contra ele, Jimmy é acusado. Mas, Derek, o filho adotivo de Jimmiy, também é suspeito, e se Jimmiy for absolvido, não poderá ser julgado duas vezes pelo mesmo crime. Seria possível que Jimmy e sua família inventaram um imaginoso plano, usando a lei da dupla acusação, para que ele possa escapar”.

31. EM NOME DO PAI: Acusado e preso injustamente, ele lutou par limpar o nome de seu pai (Drama, 1993, classificação 18 anos, 132 minutos). Sinopse: “Em Nome do Pai conta a verdadeira saga de Gerry Conlon. Na conturbada Belfast dos anos 70 Gerry vive praticando pequenos furtos e seus principais interesses são bebidas e diversão, para tristeza de seu sossegado e frágil pai Giuseppe. Após haver provocado o exército provocado o IRA (Exército Revolucionário Irlandês), seu pai o manda para a Inglaterra, onde suas armações acabam por colocá-lo no lugar errado, na hora errada. Mesmo inocente, é forçado a confessar um atentado terrorista, sendo condenando à prisão perpétua. O inocente Giuseppe também é preso e condenando. Na prisão, Gerry percebe que a aparente fragilidade de seu pai esconde uma força e sabedoria sem par. Amparado por uma advogada decidida (Thompson), Gerry empenha-se em provar sua inocência, limpar o nome de seu pai e expor a verdade de um dos casos mais vergonhosos dos últimos tempos”.

32. ENTRE A LUZ E AS TREVAS: Um filme de suspense e mistério, intrigante como ‘O Nome da Rosa’ (Suspense, 1994, classificação 14 anos, 109 minutos). Sinopse: “Durante a revolução promovida pela Renascença, a razão e o intelecto eram os ideais de um novo mundo. É quando um jovem e determinado advogado deixa Paris, para trabalhar em uma pequena vila no interior que ainda vive mergulhada em superstições religiosas e medo do desconhecido. Para o seu total espanto, sua primeira causa é defender um porco acusado de assassinato! Começa então sua luta em busca da verdade, tendo que enfrentar o preconceito, a ignorância e o poder dos corruptos líderes locais”.

33. FAHRENHEIT 11 DE SETEMBRO: …o filme que pode mudar a face do planeta (Documentário, 2004, classificação 12 anos, 122 minutos). Sinopse: “Prepare-se para ver um dos mais polêmicos, emocionantes e provocativos filmes de todos os tempos. Aplaudido pelo público, que lotou as salas de cinema em todo mundo, e aclamado pela crítica por onde passou, Fahrenheit 11 de Setembro, usa o humor e um arquivo de imagens nunca antes mostradas para revelar o que se passou no governo Bush, antes, durante e depois dos atentados de 11 de setembro. Ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes, teve recorde histórico nas bilheterias americanas, registrando mais de 117 milhões de dólares em poucas semanas de exibição”.

34. FALSAS EVIDÊNCIAS: Até que ponto alguém pode ser culpado? Será que é possível medir a culpa (Suspense, 1996, classificação 16 anos, 140 minutos). Sinopse: “Suspense, ação e romance incendiaram este thriller de chantagens, crimes e traições. Um jornalista premiado é assassinado, mas a principal suspeita diz que foi em legitima defesa. Para defendê-la, surge um advogado que acaba descobrindo mais do que pretendia. A situação se complica, quando, durante o julgamento, o advogado torna-se amante de sua bela e sensual colega, e acaba também sendo acusado de outros assassinatos. Culpados? Vítimas? Até que ponto as pessoas podem ser displicentes com o seu próprio destino? Afinal, quando ninguém é inocente, a questão é medir o grau da culpa”.

35. FANTAMAS DO PASSADO (Suspense, 1997, classificação 12 anos, 123 minutos). Sinopse: “Em 1963, Medgar Evers, um ativista dos direitos civis e membro de uma entidade de luta pelos direitos dos negros, é morto. Seu assassino, Byron De la Beckwith (James Woods), um defensor da supremacia branca, é libertado após dois julgamentos em que os jurados não conseguiram chegar a um veredicto. Três décadas depois, o caso é reaberto por insistência de Bobby De Laughter (Alec Baldin), um jovem advogado que acredita poder ganhar esta causa considerada perdida. Whoopi Goldberg é a viúva vitimada pelo ódio, cuja incansável luta pela justiça a une ao advogado para, finalmente, levar o criminoso a encarar justiça”.

36. FILADÉLFIA: Ninguém queria aceitar o caso… Até que encontrou um homem disposto a desafiar o sistema (Drama, 1993, classificação 14 anos, 125 minutos). Sinopse: “Andrew Beckett (Tom Hanks- Oscar de Melhor Ator), um jovem e promissor advogado, recebe um corte em sua carreira quando é demitido da prestigiada empresa de advocacia para qual trabalha. A alegação é que seu trabalho não é satisfatório. Andrew sabe que a verdadeira razão é o fato dele ter AIDS. Determinado a defender sua dignidade e reputação profissional, Andrew contrata o advogado Joe Miller (Denzel Washington, de o Dossiê Pelicano) para processar seus antigos patrões por sua demissão injusta. Inicialmente, Joe está relutante em aceitar o caso. Apesar de ter crescido conhecendo as dores do preconceito, ele nunca antes tinha encarado seus próprios preconceitos contra a homossexualidade e a AIDS… até agora. Estes dois homens iniciam uma luta histórica e emocionante contra a intolerância e a ignorância da sociedade. Um homem está lutando. Um homem está lutando por sua reputação, sua vida e por justiça. O outro está lutando para enfrentar seus medos e preconceitos bem como os da sociedade. E ambos estão lutando por algo com uma importância única. Também estrelando Jason Robards, Joanne Woodward, Mary Steenburgen, Antônio Banderas e dirigido por Jonathan Demme (O Silêncio do Inocentes), Filadélfia é um dos filmes mais aclamados de nosso tempo”.

37. GUERRA E PAZ: baseado no romance épico de Leo Tolstoy (Drama, 1956, classificação livre, 208 minutos). Sinopse: “Uma década de preparativos e dois anos de filmagens foram necessários para realizar esta versão clássica da obra prima de Tolstoy. As histórias pessoais de vários personagens, casos de amor e filosofias são tecidas neste imenso e complexo tapete que foi a Rússia durante a invasão de Napoleão na virada do século XIX. Com grande atenção aos detalhes e a precisão histórica, este filme épico se torna um documento inesquecível, assim como um drama profundamente envolvente”.

38. HAMLET (Épico, classificação 14 anos, 134 minutos). Sinopse: “Franco Zeffirelli, o direito que popularizou Shakespeare entre os jovens na versão dos anos 60 de Romeu e Julieta, direciona seu talento para fazer o mesmo com Hamlet, a obra mais famosa do bardo inglês. Mel Gibson vive o conturbado príncipe da Dinamarca nesta superprodução rodada em belas locações da Europa e com elenco formado por Glenn Close, Alan Bates, Paul Scofield, Ian Holm e Helena Boham Carter. Com a morte de seu pai, Hamlet (Gibson) retorna às pressas ao seu país natal, para descobri perplexo que a mãe (Glenn Close) mal terminou o funeral, já se casou com seu tio (Alan Bates) Hamlet assimilar a situação, mas logo o fantasma do pai surge e lhe comprova a suspeita: o tio e mãe armaram uma conspiração para acabar com o rei. Hamlet passa então a ser atormentado pela decisão de vingar morte de seu pai ou ter uma atitude passiva em relação ao fato. Além da surpreendente atuação de Gibson, o filme foge do aspecto teatral da história e se destaca pela elaborada pesquisa de ambientação. Esse épico de Zeffirelli foi indicado para dois prêmios Oscar: Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino”.

39. HOMENS DE HONRA (Ação/Aventura, classificação 12 anos, 129 minutos). Sinopse: “Carl Brashear, interpretado por Cuba Gooding Jr., não deixa nada atrapalhar seu caminho. Filho de um agricultor de Kentucky, Carl a casa de seus pais em busca de uma vida melhor. ‘Nunca desista…seja o melhor!’ Essas foram as palavras de despedida de sue pai, e Carl leva estas palavras dentro do coração. Ingressa na marinha e deseja torna-se mergulhador de elite da divisão de buscas e resgates. Billy Sunday (Robert De Niro), oficial da marinha e seu instrutor de treinamento, não quer saber de Carl e nem de suas ambições. Submeto-o às piores provas de resistência na tentativa de fazê-lo fracassar e desistir. Com a convivência, nasce um respeito mútuo que os levará a lutar juntos para defenderem a honra e protegerem suas vidas. Estrelado atores ganhadores do OSCAR, Cuba Gooding Jr. e Robert De Niro, HOMENS DE HONRA é uma história inspirada no espírito humano e na determinação de um homem”.

40. HURRICANE (O FURACÃO): Eles prenderam um homem inocente e libertaram uma lenda (Drama, 2001, classificação 18 anos, 124 minutos). Sinopse: “O indicado ao Oscar DENZEL WASHINGTON ganhou o Globo de Ouro por sua magnífica atuação nesta obra-prima aclamada pela crítica, dirigida pelo vencedor de 4 Oscar NORMAN JEWISON (No Calor da Noite/Feitiço da Lua). Assim como a fascinante trilha sonora de Bob Dylan, essa história conta a inesquecível saga de Rubin Hurricane Carter, um lutador de boxe com um futuro promissor, injustamente condenado à prisão por um crime brutal. Preso e esquecido por todos durante quase duas décadas, o último fio de esperança de Carter estava nas mãos de alguns poucos torcedores que se recusavam a dar por encerrada a luta por sua liberdade! Também apresentando um elenco de estrelas, este filme memorável é uma crônica sobre a maior vitória de um campeão e também um triunfo do espírito humano!”

41. INIMIGOS DA LIBERDADE: Ele era o único a levar a palavra liberdade realmente a sério (Drama, 1990, classificação 14 anos, 91 minutos). Sinopse: “A América viu, durante a 2.ª Guerra Mundial, uma onda de pensamento progressista como nunca havia acontecido. Agora a guerra acabou e a União Soviética torna-se o maior inimigo. O general MacArthur dirige pessoalmente as investigações para encontrar os Inimigos da Liberdade que estivessem trabalhando nos EUA. Assim começa a perseguição a atores, diretores e escritores de Hollywood. Após saber que foi parar na lista negra, considerado comunista, o roteirista Ass Kaufman refugia-se em Londres. A primeira notícia que recebe da América é sobre seu amigo Cliff, ator de muito sucesso que, pressionado para dedurar os colegas, acaba se suicidando. E o próprio Kaufman, mesmo em Londres, não está a salvo e, aos poucos, vê as portas se fechando a sua volta. Não é mais possível acreditar em ninguém, em cada rosto amigo pode se esconder um espião. Como enfrentar este inimigo que não mostra a cara – só seus terríveis tentáculos? No elenco Ron Silver (Inimigos, Uma História de Amor)”.

42. JULGAMENTO (Suspense, ano 2001, classificação 14 anos, 105 minutos). Sinopse: “Franco Macalousso, o líder do Governo Central (ONE), é chamado de O Salvador do Mundo, mas o grupo dissidente Os que Crêem sabe sobre suas intenções satânicas. Helen Hannah é acusada por crimes rotulados Crimes contra a humanidade e Vicky Thorne, a promotora da ONE, contrata Mitch Kendrick para simular a defesa de Helen. Mitch, um respeitável advogado, na tentativa de ajudar Helen só encontra uma saída: colocar Deus no processo! O que Mitch não sabia é que o caso se tornaria no Processo do Século e chocaria o mundo, que espera, já sem fôlego, o julgamento final na Suprema Corte Mundial”.

43. JULGAMENTO EM BERLIN: Só duas coisas os separam da liberdade: os E.U.A. e a Cortina de Ferro (Aventura, 1988, classificação livre, 110 minutos). Sinopse: “Viagem tranqüila de avião polonês rumo à Alemanha Comunista. Tudo parece calmo até que um homem vai à cabine dos pilotos e começa um dos mais atribulados e famosos seqüestros da década. Baseado em caso verídico, JULGAMENTO EM BERLIN, narra à história do seqüestro de um avião polonês que é desviado de sua rota e pousa na base americana na Alemanha Ocidental, de onde um casal pede asilo político a qualquer um dos países. Envolvidos num julgamento que colocam as Alemanhas Ocidental e Oriental, a Polônia e os E.U.A. na mesma mesa para discutir o destino destas pessoas, o juiz Herbert J. Stern, um magistrado incorruptível se vê, de repente, pressionado pelo alto escalão de seu governo para dar uma solução ‘satisfatória’ ao caso que está presidindo. As vidas daquelas pessoas estão nas mãos de testemunhas confusas que colocam suas posições políticas acima da verdade. Só uma testemunha chave, um simples motorista de táxi, poderia dar o veredicto final sobre aquele tumultuado julgamento”.

44. JULGAMENTO FINAL: Nada pessoal. Apenas uma batalha de morte entre dois advogados. Pai e filha (Drama, 1990, classificação livre, 110 minutos). Sinopse: “De um lado, Jedediah Tucker Ward (Gene Heckman), um lendário defensor dos direitos e liberdades civis. Um advogado brilhante e carismático que dedicou toda a sua vida à defesa dos injustiçados contra os grandes grupos corporativos e o Estado. Do outro, Margaret Ward (Mary Elizabeth Mastrantonio), igualmente brilhante. Uma mulher cujos conhecimentos e habilidades em Direito estão prestes a torná-la sócia do mais importante escritório de San Francisco. Pai e filha, cuja única coisa que possuem em comum é o ódio que nutrem um pelo outro. Agora eles irão se confrontar em um julgamento que ira reuni-los novamente, ou servirá para separar a família para sempre”.

45. JURAMENTO AO SILÊNCIO: Como manter a ética defendendo um assassino? Seu juramento colocaria sua vida em jogo! (Policial, 1987, classificação 14 anos, 95 minutos). Sinopse: “Duas adolescentes são cruelmente assinadas em um bosque próximo à cidade. Após várias investigações, a polícia pretende Vincent Cauley como o principal suspeito dos assassinatos. Negando todas as acusações e provas ele pede ajuda de um advogado – famoso por suas defesas extraordinárias. Mas ao aceitar o caso, Sam Fischetti terá de usar muito além de suas habilidades e conhecimento das leis americanas. A polícia, a opinião pública e sua própria família querem a condenação de Cauley. Um caso difícil para Sam, que o colocará diante de uma questão ética. E um segredo. Um processo que mudaria a vida Sam e o forçaria a um juramento maior do que fizera em sua carreira profissional. Um juramento mais valioso do que tudo aquilo que amava”.

46. JUSTIÇA CORRUPTA: Às vezes é necessário um homem perigoso para libertar um homem culpado (Ação, 1988, classificação 16 anos, 104 minutos). Sinopse: “Justiça Corrupta é um filme impressionante e envolvente cuja ação se passa no bairro de Chinatown, em Nova York. Depois de 10 anos defendendo todo o traficante de drogas insignificante da cidade, a última coisa que o advogado Eddie Dodd (James Woods) esperava era defender um caso de assassinato. Até agora… Pressionado por seu assistente entusiasmado e idealista, Roger Baron (Robert Downey Jr.), Dodd se descobre defendendo um jovem coreano acusado de um crime que não cometeu. Motivado por sua crença na inocência de seu cliente, Dodd e Baron começam a lutar pela justiça e pela verdade contra todo o sistema legal da cidade. Esta é uma briga que eles não podem se dar ao luxo de perder…”

47. JUSTIÇA CORRUPTA: Crime, Trapaça, Corrupção: A verdade por trás da justiça (Ação, 1998, classificação 12 anos, 89 minutos). Sinopse: “Uma atriz (Gina Gershon) é acusada de assassinar seu cunhado com quem ela supostamente estava tendo um caso. É defendida por um jovem, inexperiente e ingênuo advogado (Edward Kerr) que foi empurrado para o caso, por um brilhante e célebre advogado (James Garner), que comanda tudo sem aparecer. Katheleen Turner também está na história, como uma inescrupulosa apresentadora de um programa sensacionalista de TV, que explora o caso”.

48. JUSTIÇA CRUEL: E ela estava disposta a lutar (Policial, 1998, classificação 18 anos, 120 minutos). Sinopse: “Eric era um adolescente rebelde. Uma noite ele e sua mãe saem para jantar como o novo namorado dela e uma tentativa de estupro acontece na vizinhança… justamente no momento em que Eric saiu para tomar ar. A descrição dada pela vítima bate com o perfil do rapaz, que acaba sendo o principal suspeito da polícia, que quer de todas as maneiras encontrar um culpado par ao caso. Mas acredita na inocência do filho e vai lutar com unhas e dentes para provar que ele não seria capaz de tal brutalidade. Os dois vão ter que lutar sozinhos por JUSTIÇA. Ninguém mais acredita em Eric, e você acreditaria”?

49. JUSTIÇA FINAL: A escolha certa nunca é fácil, (Ação, 1990, classificação livre, 97 minutos). Sinopse: “Reunindo em seu elenco um número respeitável de astros como Kris Kristofferson, Martin Sheen, Kart Fuller, Vince Edwards, Candy Clark, dentre outros, JUSTIÇA FINAL centra-se nos conflitos internos do advogado Matthew Cameron. Desacreditado de suas pretensões no início de carreira, de servir a lei e fazer justiça, Matthew se torna um homem egoísta visando apenas seus próprios interesses. Por intermédio de um amigo, o advogado é atirado em um mundo de desesperanças que ele havia tentado durante anos ignorar. Defendendo a causa dos desabonados, ele tentará recuperar um abrigo para acolher estas pessoas. Ironicamente seu mundo particular, de conforto e segurança, começa a desmoronar na medida em que ele se aproxima da vitória de sua causa”.

50. JUSTIÇA OU ERRO: Quando o preço da ambição é a vida de um inocente (Suspense, classificação 12 anos, 90 minutos). Sinopse: “Um duplo assassinato é testemunhado por um homem e seu filho. O principal suspeito do violento crime é Barnes, um desocupado que já teve pequenos problemas com a polícia. O jovem e talentoso promotor, Peter Hudson, é escalado para o caso e, por está convencido da culpa de Barnes, consegue condená-lo à pena máxima. Anos depois, já como Procurador, Peter descobre que pode ter cometido um erro e resolve investigar o caso a fundo. Determinado, ele põe em risco o sucesso de sua carreira e de seu casamento com uma advogada de renome. Será que a verdade é suficiente para salvar a vida de Barnes? Um thriller emocionante e envolvente que vai prender sua atenção desde a primeira cena”.

51. JUSTIÇA PARA TODOS: E ela estava disposta a lutar (Drama, 1979, classificação livre, 114 minutos). Sinopse: “Em um mundo onde os criminosos continuam impunes, onde a justiça e os advogados se organizam para escondê-los, Arthur KirKland (Al Pacino), começa a perguntar-se se a justiça, de fato, ainda existe. Arthur é um advogado honesto, idealista, que por acaso é designado para defender um famoso juiz (Jonh Forsythe), acusado de ter violentado e abusado de uma jovem. Al Pacino tem a simpatia de Jack Warden, que interpreta um excêntrico juiz com manias suicidas, e que está convencido de que Arthur conhece e respeita as regras do jogo. No momento do processo, Arthur se verá diante de uma dramática escolha: a sua carreira ou a sua integridade moral. A cena final, no tribunal, é um grande momento. Inesquecível”.

52. JUSTIÇA SEM LEI: Quando a própria justiça é responsável pela maior das violências… (Policial, 1994, classificação 14, 95 minutos). Sinopse: Baseado em fatos reais. “Tony Stroub é uma mulher delicada, extremamente feminina e que, no entanto, enfrenta em seu cotidiano a violência das ruas. Policial conceituada e forte candidata a ocupar um alto cargo dentro da justiça, vê a violência invadir brutalmente sua própria vida ao ser vítima de um estupro. Agora Tony sabe que existe uma distância que divide a verdade da justiça e que esta descoberta pode lhe custar à vida”.

53. JUSTIÇA VERMELHA: Do outro lado do mundo ele enfrentou o medo a tortura e as leis injustas de um país (Drama, 1997, classificação 16 anos, 123 minutos). Sinopse: “Jack Moore (Richard Gere de Desejos) é um advogado de muito sucesso. Mas ao viajar para a China para fechar um negócio milionário, Jack vê seu mundo se transformar em um pesadelo. Acusado de assassinar uma bela garota, Jeck é entregue a impiedosa justiça chinesa, onde todos são considerados culpados. Sozinho, torturado e humilhado, Jack luta para provar sua inocência, contando apenas com a induvidosa de sua advogada (Bai Ling). Mas após as investigações, ela passa a acreditar que Jack foi envolvido em uma trama para esconder o verdadeiro assassino e os dois arriscam suas vidas para enfrentar a fúria dos poderosos que querem a morte de Jack”.

54. KILLER – Confissões de Um Assassino (Drama, ano 1996, classificação 14 anos, 91 minutos,). Sinopse: “Um drama envolvente, uma história polêmica. Baseado em fatos reais, Killer – Confissões de um Assassino, conta a vida de um serial Killer (James Woods) que, uma capturado, encarcerado e condenado à morte, pretende escrever um livro que explique como se tornou um homem tão perigoso, expondo as chagas de uma sociedade intolerante e incompreensiva. Mesmo contra as ordens do presídio, que não quer ver o livro publicado, ele conta com a ajuda do carcereiro novato (Robert Sean Leonard), que pretende não só ver o livro escrito, como salvá-lo da cadeira elétrica, mesmo contra a sua vontade”.

55. LADRÕES DE BICICLETAS. Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (Drama Policial, 1948, classificação 12 anos, 90 minutos). Sinopse: “Um operário desempregado consegue uma vaga na prefeitura como colador de cartazes. Para retirar a bicicleta penhorada, a sua esposa empenhas os lençóis. Porém, no primeiro dia de trabalho têm sua bicicleta furtada. Sai com seu filho à procura nos revendedores de bicicletas usadas. Consegue avistar o ladrão, perseguindo-o por toda Roma no dia de domingo, sem conseguir prendê-lo. Desesperado pela zombaria e indiferença das pessoas, resolve então, roubar uma bicicleta. Totalmente desajeitado é imediatamente preso. Com um final surpreendente onde a solidariedade entre as pessoas impera. Sensível, maravilhoso, uma lição de vida imperdível…”

56. LEGALMENTE LOIRA: Pelos direitos das patricinhas (Comédia, 2001, classificação livre, 96 minutos, Dubaldo)! Sinopse: “Ela é uma maravilhosa de Beverly Hills que pode fazer qualquer coisa para segurar seu homem. Se for preciso, é capaz até mesmo de… estudar Direito! Reese Witherspoon (Eleição) estrelando com Luke Wilson (As Panteras), Selma Blair (Segundas Intenções), Matthew Davis (Pearl Harbor) e Victor Garber (Titanic) em comédia arrebatadora com sentimentos de ouro – e cabelos da mesma cor! Elle Woods (Witherspoon) é uma loira muito chique da Califórnia, amiga de pessoas maravilhosas e namorada do homem mais cobiçado da escola. Então, quando Warner Huntington III (Davis) repentinamente termina o romance e vai estudar direito em Harvard, Elle toma as rédeas de sua vida, em sua mãos tão bem cuidadas… Decide ir também para Harvad! Com isso, reatar com o Warner será fácil, certo? Errado! Elle está prestes a começar a batalha mais difícil de sua vida – por amor, honra, justiça e respeito à todas às loiras do mundo”!

57. LEIS DA CORRUPÇÃO: Uma Teia de Mentiras. Um Perigoso Disfarce. A Única Forma de Fugir… é Descobrindo a Verdade! (Policial, 1995, classificação 14 anos, 95 minutos). Sinopse: “Tim Nash é um respeitado juiz… o retrato do Sistema Judiciário ideal. Encorajado pelo Procurador Geral dos Estados Unidos, ele aceita participar de uma armadilha para prender um juiz corrupto. Para seu espanto, Nash descobre que o FBI não está atrás apenas de um homem, mas de todo o sistema, contaminado pela ganância e pelo crime. Sem escolha, ele é obrigado a se infiltrar cada vez mais nesse jogo sujo, entregando para a Lei as pessoas em que sempre acreditou. Em um final surpreendente, Nash enfrenta a única verdade por trás das leis da corrupção: se você não consegue cumprir a pena, não cometa o crime”.

58. LIBERDADES EM CONFLITO: A liberdade de imprensa corre um grande risco… E a decisão cabe a um Tribunal (Policial, classificação 12 anos, 90 minutos). Sinopse: “A estória retrata um conflito ideológico entre dois jornalistas, um de extrema esquerda e outro anticomunista, que se confrontam num processo de calunia e difamação movido por uma das partes. Um famoso advogado resolve defender um deles e com argumentos fortes e convincentes, leva o júri a veredicto decisivo. Uma trama envolvente, onde se faz valer o poder da persuasão”.

59. LIBERDADE PARA AMAR: Uma história real. A apaixonante luta de uma mulher pelo único direito que lhe restava (Drama, 1982, classificação 16 anos, 97 minutos). Sinopse: “Aos 19 anos, Terry Jean Moore (Amy Madigan) e seu primo aproveitaram uma carona e tentaram, pela primeira vez, um assalto de trem, que lhes rendeu a triste soma de 5 dólares e a prisão. Sentenciada a 7 anos, ela se apaixona por um guarda (Beau Bridges) e engravida. Mas ela sabe que não poderá ficar com o filho após o nascimento e, inconformada, vai aos tribunais, desencadeando uma tocante batalha jurídica, que ocupou as principais manchetes dos jornais da época. A própria Terry Jean Moore colaborou nas filmagens, Amy Madigan (de O Campo dos Sonhos e Quem Vê Cara Não Vê Coração) tem uma soberba interpretação como Terry, Larry Peerce (de O Incidente e Uma Janela Para o Céu) foi diretor deste filme, que, mais do que uma lição de vida, é uma eternecedora prova de amor”.

60. LUTERO: Rebelde, gênio e libertador: Um homem teve uma visão que mudou o mundo (Épico, 2003, classificação 14 anos, 121 minutos)! Sinopse: “Muito mais provocante e polêmico do que qualquer outra biografia, Lutero é uma superprodução recheada de ação, que retrata um dos períodos mais revolucionários e conturbados da história da humanidade! O período que a Idade Média cedeu ao poder das convicções de um homem que mudou o mundo, Martinho Lutero! Após quase ser atingido por um raio, Martinho Lutero acreditou ter recebido um chamado e se juntou ao Monastério. Ainda jovem e admirado, logo se vê atormentado pelas práticas da Igreja Católica da época. As tensões se intensificam quando prega suas 95 teses na porta da Igreja! Obrigado a se redimir publicamente, se recusa a negar os seus escritos até que a Igreja Católica consiga provar que suas palavras contradizem a Bíblia. Preso e excomungado, foge. Mesmo vivendo como um criminoso numa aventura emocionante, mantém sua fé e luta para que todas as pessoas tenham acesso à Deus”.

61. MUITO MAIS QUE UM CRIME: Como advogada ela não queria mais que a verdade… Como fila ela não queria nada mais que a sua inocência (Suspense, 1989, classificação 14 anos, 122 minutos). Sinopse: “Estrelando a Vencedora do Oscar Jessica Lange, Muito mais que um Crime combina a tensão de um suspense de tribunal com a emocionante história de amor entre pai e filha. Jessica Lange (Tootsie, Frances) é Anne Talbot, uma talentosa advogada criminalista que tem que defender seu pai. Mike Laszlo (Armin Mueller Stahl) é acusado de centenas de crimes de guerra que foram cometidos por um membro da Seção Especial Nazista na Hungria, há quase 50 atrás. Enquanto aparecem novas evidências e o julgamento se muda para Budapeste, Anne começa a ter sérias dúvidas sobre a inocência de seu pai”.

62. NASCIDO EM 4 DE JULHO (Drama, ano 1989, classificação 16 anos, 144 minutos). Sinopse: “Uma inesquecível e emocionante atuação de Tom Cruise como veterano do Vietnã Ron Kovic, na obra de arte de Oliver Stone, vencedora de dois Oscar. Baseado numa história real, o elogiado filme segue o jovem Kovic de entusiasmado adolescente, que se alista como voluntário para a guerra do Vietnã, a um amargurado veterano de paralisado da barriga para baixo. Perdidamente apaixonado pelo seu país, Kovic retornou a um ambiente completamente diferente do que deixou e desponta como uma nova voz para os desencantados”.

63. NADA MAIS QUE A VERDADE: Eles Juraram defender a verdade. Mas escolheram lados diferentes. (Policial, 1991, classificação 18 anos, 120 minutos). Sinopse: “Se você bateu os olhos neste filme por acaso, acertou em cheio num ótimo programa. Tudo começa com a simples infração de trânsito. E acaba se transformando numa grande trombada entre Jeck Scarlett (David Andrews), um hábil advogado, e Kate Ward (Lauren Holly), uma espertíssima promotora. Qual a ligação entre uma mulher, presa por dirigir embriagada, e o assassinato da esposa de um rico industrial? Enquanto as evidências aparecem, o suspense vai aumentando. Ambição orgulho e sedução se misturam nesta trama, onde a verdade muda de lado a cada instante”.

64. NADA MAIS QUE A VERDADE (Drama, 1991, classificação 18 anos, 95 minutos). Sinopse: “Numa noite de inverno, dois tiros quebram o silencio em plena rua deserta e fria, matando um traficante em ação. Dois dias mais tarde, Bobby Mclaughlin (Brenda, Fraser) de 20 anos, cuja única passagem pela polícia registrava uma briga num bar, era preso e acusado assassinato – sua ficha fora confundida com a de outro McLaughin, mas as circunstâncias e o passado de Bobby foram mais fortes que a verdade. Até mesmo seu pai Harold Hohne (Martin Shenn – Apocalypse Now, Hora da Zona Morta) duvida da sua inocência, até quando percebeu que seu filho estava sendo vítima de uma injustiça. Nada mais que a verdade é mais do que uma história real levada às telas. É o comovente relato de um pai que desacreditava no próprio filho, mas que inconformado com as evidentes falhas do sistema judiciário resolveu ir às últimas conseqüências”.

65. NORIEGA O FAVORITO DE DEUS (Drama, 2000, classificação 18 anos, 115 minutos). Sinopse: “Para alguns, ele era um santo, o salvador de sua amada nação, o Panamá, a esperança de estabilidade para uma região sempre volátil. Para outros, ele era um maníaco, um traidor de duas caras, que governava por meio da falsidade e crueldade. Mas todos concordavam que acima de tudo, ele era um sobrevivente. Não tinha medo de nada – nem mesmo das ameaças dos poderosos senhores dos cartéis de drogas, que lhe davam milhões apenas para depois vir a descobrir que seus negócios haviam sido destruídos por sua traição. Manuel Antonio Noriega era filho ilegítimo da empregada de seu pai e foi abandonado por sua mãe. Cresceu órfão nas favelas do Panamá. Apesar de toda a adversidade, Noriega fez carreira no exercício panamenho, tornando-se o homem mais poderoso de toda a América Central. Ele sobreviveu a atentados violentos que visavam tomar o poder, e relacionava-se com presidentes e reis. Ele não se importava com a opinião que os outros tinham a seu respeito, pois sobre uma coisa o General Manuel “Tony” Noriega tinha absoluta certeza. Ele era o favorito de Deus”.

66. O CASO O. J. SIMPSON: O crime do século! (Drama, 1994, classificação 14 anos, 91 minutos. Baseado em caso verídico). Sinopse: “Quando criança, O. J. Simpson (Bobby Hosea) parecia estar condenando ao destino da pobreza e das gangs. Mas seu talento como atleta mudou sua vida, transformando-o em um grande astro do futebol, idolatrado por milhões de pessoas. Só que atrás desta fascinante imagem, esconde-se um homem violento e ciumento. Em 12 de junho de 1994, Nicole Brown Simpson (Jessica Tuck), sua ex-mulher e o amigo dela, Ronald Lyle Goldman, são brutalmente assassinados. O. J. Simpson é o principal suspeito. O caso de assassinato do século que abalou os Estado Unidos”!

67. O CASO ROSWELL: Eles o calaram há 30 anos. Mas agora ele pricsa dizer a verdade (Drama, 1994, classificação 12 anos, 92 minutos, Baseado em caso verídico). Sinopse: “Este filme é baseado em um fato verídico que ocorreu em 1947 na cidade de Rosweel, Novo México/EUA. O major do Exército Jesse Marcel é chamado para investigar destroços que foram encontrados por um fazendeiro. O material examinado é impressionante e parece ser parte de um OVNI. O Major é chamado pelo pentágono e obrigado a se calar, assim como todos os envolvidos com o caso. Trinta anos depois, o Major decide fazer uma completa investigação sobre o que ocorreu. E acaba descobrindo que o que ele viu e ouviu não foi NADA, comparado com o que houve… O que você está para assistir não é apenas mais um filme; é a retratação de um dos mais impressionantes fatos ocorridos até hoje: O Caso Roswell!”.

68. O COFLITO DE BEN TYLER: Um advogado dividido entre a dignidade e a justiça (Drama, 1996, classificação livre, 90 minutos). Sinopse: “O advogado Temple Ryburn (James Woods, de Chaplin) e sua esposa Célia (Elizabeth McGoven, de Herança de Sangue) decidem adotar um jovem órfão com problemas mentais (Charles Mattochks, de Vôo Noturno: o Lado Selvagem do Rap), achando que sua casa será um lugar melhor para ele do que uma instituição qualquer. Mas o jovem é negro, e isto choca a preconceituosa comunidade local. O problema maior é que o protesto é liderado pelo poderoso Spencer Maitland (Len Cariou, de A Dama de Branco), que também é o principal cliente de Temple. Sem saber o que fazer, o advogado precisa encontrar a resposta para o dilema: deve sucumbir ao preconceito e ao ódio, ou manter seus princípios? Tocante e emocionante, O Conflito Bem Tyler é passado em 1942, mas toca em um assunto atual e polêmico, prendendo a atenção do espectador como todo grande filme”.

69. O DESAFIO DA LEI (Drama, 1999, classificação 14 anos, 120 minutos). Sinopse: “Com as presenças de Andy Garcia, Harry Belafonte, Ray Walston, Kate Nelligan, James Whitmore e Lisa Gay Hamilton, O Desafio da Lei é a história de jovem juiz da Suprema Corte que se defronta com o dilema da liberdade de escolha e o direito à vida logo em seu primeiro caso. O juiz Joseph Kirkland (Andy Garcia) enfrenta o desafio de julgar o apelo de uma mulher condenada por uma lei federal recém criada que proíbe o aborto. Diante de magistrados mais velhos e experientes, Kirkland tem que pesar todos os lados para dar um veredicto que pode criar um forte impacto na sociedade e nas leis que a suportam. Baseado em tema polêmico e vibrante, o filme cresce com as interpretações marcantes de um elenco formado por grandes nomes do cinema”.

70. O DIA DA JUSTIÇA: Nem todos têm direito a uma segunda chance. Não importa que ela dure apenas 24 horas (Ação, 2000, classificação 14 anos, 90 minutos, Dublado). Sinopse: “Nesta explosiva trama de tribunal, dois homens encontram-se em lados opostos da lei. Um pai devotado e promotor feroz lutam pelo mesmo objetivo, achar o culpado. Num julgamento rápido e corriqueiro, Demond Doyle (Jo D. Jonz) é condenado por estupro e assassinato da esposa de seu patrão. Para desespero de seu pai, Demond recusa sua defesa e Jacob Doyle (Dutton) nada mais pode fazer, a não ser acompanhar a condenação do filho. Desesperado em tentar provar a inocência de Demond, o pai toma todo o júri como refém e faz apenas uma exigência, ele quer que Ned Stark (Caruso), o homem que condenou seu filho, procure evidências que comprovem o não-envolvimento de Demond com o crime no prazo de 24 horas. Estrelado por Jo D. Jonz, David Caruso (Beijo da Morte), Charles S. Dutton (Alien 3), O dia da Justiça é um thriller de ação, baseado em fatos reais, no qual a intriga conduz o espectador através de reviravoltas reveladoras”.

71. O DIREITO DE FICAR CALADO: O que é certo e o que é errado (Policial, 1996, classificação 10 anos, 90 minutos, Dublado). Sinopse: “O elenco é espetacular e o roteiro não podia ser mais atual, Aids, eutanásia, sexo e violência. Esta é sua oportunidade de passar uma noite movimentadíssima em uma delegacia, junto a todos que caem nas garras da justiça. O que é certo ou é errado? Diga você, depois de ver este policial emocionante. Aqui está sua chance. Emoção garantida”.

72. O GENERAL: Um gangster? Não importa: para o povo ele foi um herói! (Ação, 1998, classificação 14 anos, 129 minutos). Baseado em uma história real. Sinopse: “Órfão de pai, Martin Cahill (Bredan Glesson) desde cedo sustentou sua família através do roubo. Mau tratado nos reformatórios, sempre alimentou o desprezo pelas autoridades. Por isso, seu passatempo preferido era ridicularizar a polícia, a igreja e a sociedade através de roubos que eram cuidadosamente planejados, nos mínimos detalhes, fato que lhe conferiu o apelido de O General. Sua audácia e desprendimento lhe trouxeram a lealdade do povo que o considerava um ‘Robin Hood’ dos tempos modernos. Por tudo isso, até mesmo seu principal oponente, o inspetor Ned Kenny (Jon Voight) o admirava e respeita, mas tinha como ponto de honra levá-lo à justiça. Assim, seus feitos marcados por uma forte mistura de violência, humor e generosidade, o transformaram num herói… ou num gangster”.

73. O HOMEN QUE FAZIA CHOVER (Drama, ano 1997, classificação 14 anos, 135 minutos). Sinopse: “Matt Damon (Gênio Indomável) é Rudy Baylor, um advogado principiante envolvido no caso tumultuado. Contra ele: um exército de tarimbados tubarões da lei (liderado por Jon Voight). A seu lado: Deck Shifflet (Danny Devito), um inquieto quase-advogado, cuja especialidade é ser reprovado no exame da Ordem dos Advogados. As chances de Rudy são praticamente nulas, até que ele encontra uma pista de corrupção, que pode levá-lo à única possibilidade de ganhar a causa: descobrindo a verdade”.

74. O JULGAMENTO: Foi Deus quem os traiu? Quem será o juiz? (Drama, 1990, classificação 16 anos, 89 minutos). Sinopse: “Chocante, corajoso, realista, inspirado em fatos reais, este drama marca a elogiada estréia na direção de Tom Topor, aclamado roteirista de Acusados e querem me Enlouquecer. Narra a história de Pierre e Emmeline Guitry (interpretados por Keith Carradine, de Nashville e Blythe Danner, de O Dom da Fúria), um humilde casal devotado à Igreja Católica que descobre horrorizado que seu filho foi molestado sexualmente por um padre. Pior, ficam sabendo que outros casos semelhantes aconteceram e foram devidamente abafados. Indignados, resolvem denunciar o caso e lutar na justiça com a ajuda de um advogado (Jack Warden, de Justiça para Todos). Uma batalha desigual de uma família contra a força e o poderio da Igreja”.

75. O JULGAMENTO DE NUREMBERG: Nada poderia aliviá-los da responsabilidade de seus atos e ninguém ousaria defendê-los (Drama, 2000, classificação 14 anos, 126 minutos). Sinopse: “Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os países aliados reuniram-se em Nuremberg na Alemanha para decidirem o destino de oficiais nazistas, julgados por seus bárbaros crimes, cometidos nos campos de concentração em nome da loucura do III Reich. Entre eles está o notório Hermann Goering (Brian Cox, de Coração Valente). Com os ombros pesados pela responsabilidade e todos os olhos do mundo voltados para aquela corte, o promotor Robert Jackson (Alec Baldwin, de O Sombra) questiona os direitos dos acusados. E como fazer valer a justiça no mais importante julgamento da história. Com ricos detalhes sobre o Julgamento de Nuremberg, este filme – cuja produção executiva é co-assinada por Alec Baldwin – manteve-se fiel até as transcrições das fitas gravadas na corte, aqui também reproduzida fielmente. Todo o drama e dilema dos acusadores, foram minuciosamente recriados nesta produção inesquecivelmente perfeita”.

76. O JÚRI: Um suspense brilhante com um final surpreendente (Suspense/Drama, 2003, classificação 14 anos, 128 minutos). Sinopse: “Baseado no best seller de John Grisham e com direção de Gary Fleder de Refém do Silencia, O Júri é um suspense que ‘toma conta do espectador e não deixa escapar’ (Philadelphia do Metro). Em seu primeiro filme juntos, as lendas do cinema Gene Heckman e Dustin Hoffman se confrontam neste tenso ‘thriller’ sobre um impiedoso consultor de júri capaz de qualquer coisa para vencer. Com vidas e milhões de dólares em jogo, esse consultor se vê envolvido em jogo mortal de gato-e-rato com um dos membros do júri (John Cusack) e uma misteriosa mulher (Rachel Weisz) que oferecem ‘obter’ o veredicto certo para aquele que pagar mais. Perigo, intriga e inesperados acontecimentos fazem de O Júri um filme marcante”!

78. O MERCADOR DE VENEZA (Drama, 2006, classificação 14 anos, 130 minutos). Sinopse: “A adaptação da peça homônima escrita por William Shakespeare se passa na Veneza do Século XVI. O jovem nobre Bassanio (Joseph Fiennes) pediu dinheiro emprestado ao amigo Antonio (Jeremy Irons). O objetivo de Bassanio é viajar a Belmont e pedir a mão de Portia (Lynn Collins). No entanto, Antonio não pode emprestar o dinheiro e só resta ao jovem procurar o agiota Shylock (Al Pacino). O amigo pede dinheiro ao negociador pessoalmente, prometendo-lhe um naco de sua própria carne caso não haja pagamento. Essa negociação acaba mudando a vida de todos em volta de Bassanio”.

78. O NOME DA ROSA: Eles acreditavam em Deus, mas negociavam com o Diabo (Drama, 1986, classificação 18 anos, 131 minutos). Sinopse: “Muitos dão crédito ao Diabo quando uma bizarra série de assassinatos ocorre em Monastérios do XIV. Outros encontram ligações entre as mortes e o livro da revelação Mas o irmão William de Baskerville pensa o contrário. Ele pretende encontrar o assassino usando fato e razão – as ferramentas da heresia. Ganhador do Prêmio de Melhor Ator da Academia Britânica, Sean Connery vive William nessa adaptação do bestseller de Umberto Eco. Com Christian Slater como Adso, ajudante do clérigo detetive e um jovem à beira do despertar sexual e intelectual, e F. Murray Abraham, a arrogância encarnada como O inquisidor, tudo filmado em um monastério real, construído no século XII”.

79. O PODER DA LEI: Quando a corrupção se torna um jogo perigoso à verdade pode ser uma escolha fatal (Policial, 1996, classificação 14 anos, 99 minutos). Sinopse: “O aspirante a promotor dos E.U.A., Paul Dell (Elias Koteas) está prestes a alcançar o auge de sua carreira, com o chefe da Máfia Joseph Scassi (Danny Aielo). Mas é forçado a abandonar o departamento de Justiça e atraído a se juntar a um prestigiado escritório de advocacia. Por ironia, deverá fazer a defesa do homem que ele queria eliminar, inesperadamente, sua família também está envolvida no caso. Agora, ele terá que escolher entre a verdade e a traição. Um jogo perigoso de intrigas, poder, dinheiro, vida ou morte”.

80. O PESO DA VERDADE – “O ÔNUS DAPROVA”: suspense, sexo e violência – as marcas na vida de um homem que só queria fazer justiça (Suspense, ano 1992, classificação 14 anos, 160 minutos). Sinopse: “A vida de Sandy Stern (Hector Elizondo, de Uma Linda Mulher), advogado rico e famoso, muda da noite para o dia quando sua mulher se suicida. Enquanto tenta descobrir por que ela se matou, Sandy se prepara para defender Dixon Harttnell (Brian Dennehy, de Acima de Qualquer Suspeita), seu cunhado, acusado de desviar dinheiro de seus clientes na Bolsa e Valores. Enquanto investiga os dois casos, Sandy descobre segredos que podem destruir o império do cunhado e sua própria família e se envolve com belas mulheres: Sonia Klonsky (Mel Harris), promotora que investiga os crimes de Hartnell; Margy Allison (Victoria Principal, da série Dallas), executiva da empresa de Hartnell; e Helen Dudak (Stephanie Powers, da série Casal 20), melhor amiga de sua mulher. Este é uma continuação do grande sucesso Acima de Qualquer Suspeita (com Harrison Ford)”.

81. O PREÇO DA LIBERDADE: Ele lutou por seus ideais e foi traído pela justiça. Ele pagou um preço muito alto em busca de justiça (Drama, 1996, classificação 14 anos, 94 minutos). Sinopse: “Marty Strydom (Eric Stoltz), um professor idealista, é acusado de conspirar contra o governo da África do Sul. Preso em uma solitária, sob cruéis condições de confinamento e contínuas torturas, comandadas pelo impiedoso coronel Kruger (Nigel Hawthorne), vê seu sonho de liberdade transforma-se em um pesadelo. Kruger acredita que Marty é um traidor e luta para que tenha a punição máxima. Mas as atrocidades cometidas contra centenas de prisioneiros brancos e negros vêm à tona. E a nova África do Sul pede justiça”.

82. O PROCESSO: (Drama, 1996, classificação 16 anos, 106 minutos). Sinopse: “Acordar preso, sob a estranha acusação ou maiores esclarecimentos: a idéia riquíssima de Franz Kafka ganha uma dimensão completamente nova no roteiro de Harold Pinter. Josef K (Kyle Maclachlan de Twin Peaks) começa a vislumbrar o perigo que lhe aguarda quando o sacerdote (Anthony Hopkins, de Nixon) lhe explica o que o Estado Reserva aos inimigos da sociedade. Mas por quê? Josef K. encontra ajuda de um advogado (Jason Robards), mas a desperdiça quando se envolve sexualmente com sua amante (Polly Walker, de O Outro Lado da Nobreza). Todos os detalhes da acusação estão sob a guarda da corte suprema, com acesso vetado ao réu. Resta ao pintor Titorelli (Alfred Molina, de Nunca Sem Minha Filha) apontar-lhe as saídas que lhe restam”.

83. O SEGREDO: O tempo está se esgotando (Drama, 1996, classificação 14 anos, 111 minutos). Sinopse: “Chris O’Donnell, Gene Hackman, premiado duas vezes com o Oscar, e Faye Duanaway, vencedora do Oscar, estrelam este sufocante suspense, baseado no best-seller de John Grisham. O’Donnel é Adam Hall, um advogado jovem e idealista, que assume o caso de seu avô, Sam Cayhall (Hackman), um ex-membro da Ku Klux Klan condenado à morte. Faltando apenas 28 dias para a execução, Adam investiga os eventos que o levaram ao crime. Enquanto a data fatal se aproxima, Adam vai desvendando traições e segredos de sua família, que finalmente o levam à terrível verdade”.

84. O SOL É PARA TODOS (Drama, ano 1962, classificação 14 anos, 129 minutos, preto e branco). Sinopse: “Gregory Peck ganhou um Oscar por sua brilhante atuação como advogado sulista que defende um negro acusado de estupro, nesta versão par ao cinema do romance vencedor do Prêmio Pulitzer. A maneira de retratar uma época, um lugar e, acima de tudo, o ambiente, faz deste filme uma obra-prima. O local é uma poeirenta cidade sulista durante a depressão. Uma mulher branca acusa um homem negro de estupro. Apesar de ele ser obviamente inocente, a imputação de culpa num julgamento é tal que nenhum advogado vai mexer um dedo para defendê-lo – exceto Peck, o mais ilustre cidadão. Sua apaixonada defesa custa-lhe muitas amizades, mas traz o respeito e a admiração de suas crianças órfãs de mãe”.

85. O VAMPIRO DE DUSSELDORF: (Drama, 1931, classificação livre, 75 minutos). Sinopse: “(Alemanha, 1931) O primeiro filme falado do Mestre Lang, figura maior do impressionismo, inspirado no fato real, deveria se chamar originalmente O assassino está entre nós, mas os nazistas acharam que isto poderia ser desonroso para a Alemanha. Sem músicas, no começo do cinema falado, rodado quase que exclusivamente em stúdio, o filme revela Peter Lorre (1904-1968), o homem de olhos esbugalhados, um dos vilões mais famosos do cinema. Ele faz a figura central, um sádico que assassina crianças. Quando a polícia não consegue prendê-lo, são os próprios marginais que se reúnem e o condenam a morte. Com os cenários estilizados e os tipos marcantes de marginais autênticos, o filme tem inúmeras cenas inesquecíveis, além de refletir muito claramente o clima que predominava na Alemanha na época da ascensão de Hitler. (A razão do título é porque escrevem um M nas costas do psicopata, para identificá-lo no julgamento). Com: Peter Lorre, Gustavo Grundgens, Ellen Widmann, Inge Landgut. Diretor Fritz lang – Produtor: Nero Filmes”.

86. O VEREDICTO: (Drama, 1982, classificação 12 anos, 129 minutos). Sinopse: “Quase nada restou do antigo prestígio de Frank Galvin (Paul Newman), um advogado que o álcool e a desilusão tornaram cínico e resignado. Mas desta vez, nem o dinheiro fácil que lhe é oferecido o impedirá de lutar contra dois famosos médicos, cuja incompetência levou um paciente à morte. Ele sabe que esta é sua última grande chance de lutar contra todos os que não confiam mais nele e que neste processo tudo está em jogo. Até mesmo o amor de uma bela mulher. O Veredicto, foi indicado para 5 Oscar 1982: Melhor Filme, Melhor Ator, Ator Coadjuvante, Diretor e Roteiro Adaptado”.

87. ÔNIBUS 174: Sandro era invisível para a sociedade, …até subir no ônibus 174 (Filme Nacional, Documentário, ano 2001, classificação 14 anos, 118 minutos). Sinopse: “No dias 12 de junho de 2000, um ônibus cheio de passageiro é seqüestrado no Rio de Janeiro, em plena luz do dia. O seqüestrador, Sandro Nascimento, aterroriza suas vítimas durante 4 horas e meia enquanto todo o país assiste ao drama levado ao vivo pela TV brasileira. Baseada numa extensa pesquisa sobre a cobertura do crime, com entrevistas e cobertura do crime, com entrevistas e documentos oficiais, ÔNIBUS 174, é uma investigação cuidadosa do seqüestro – focalizando Sandro do Nascimento, sua infância, e como ele inevitavelmente estava destinado a se tornar um bandido”.

88. OS DEFENSORES: Acerto de Contas (Drama,1997, classificação 14 anos, 95 minutos). Sinopse: “Os Defensores são um grupo de advogados que se dedicam a um princípio: os acusados são inocentes até que se prove a culpa. Neste tenso drama de tribunal, uma firma jurídica de três gerações, formada por Lawrence Preston (E.G. Marshall), seu filho Don (Beua Bridges) e sua neta MJ (Martha Plimpton), luta pela justiça e pela verdade, contra todas as possibilidades. Convencido a trocar sua carreira de professor pelo tribunal, Don Preston se depara com um caso aparentemente indefensável, de um homem que já confessou ter cometido um crime de vingança. Mas, embora os fatos pareçam evidentes, as investigações desvendam um terrível segredo no passado do réu, que vai levar o júri a questionar a própria natureza da justiça”.

89. OS DEFENSORES: Morte, Sangue e Honra (Drama, 1998, classificação 14 anos, 95 minutos). Sinopse: “Os Defensores são advogados dedicados a um princípio: o acusado é inocente até que se prove o contrário. Neste tenso drama de tribunal, uma firma formada por duas gerações, Don Preston (Beua Bridges) e sua sobrinha MJ (Martha Plimpton), junta-se para lutar pela justiça e pela verdade a qualquer preço. Depois que seu discurso no campus incita quatro estudantes a espancar um homem até a morte, Jonh Walker, líder do ‘America para os Americanos’ enfrrenta uma equivocada ação criminal. Mesmo com os estudantes condenados por seu crime, os Preston e a família do rapaz assassinado tentam impedir Walker de disseminar sua mensagem de ódio e intolerância. Mesmo com toda a dificuldade de argumentar com a Primeira Emenda, e contestar o apoio popular de Walker, eles se preparam para lutar por um de seus mais emocionantes casos”.

90. OS SUSPEITOS (Suspense, classificação 12 anos, 105 minutos). Sinopse: “Neste suspense intrigante dirigido por Brian Synger (de X-Men 1 e X-men 2) as reviravoltas acontecem a cada 10 minutos e a intriga começa literalmente com uma explosão. Após um navio ser denotado no cais, apolíci contabiliza 27 mortos e há apenas duas testemunhas: u húngaro em estado crítico e um pequeno ladrão, que é portador de um defeito físico. Quando os dois dão seus depoimentos, fica clara a participação de Keyser Soze, um mafioso impiedoso, como o homem que foi mentor intelectual de um golpe contra um grupo de traficantes de drogas da argentina. O prêmio pelos sobreviventes que desapareceram foi estipulado em 91 milhões de dólares e o delegado encarregado das investigações acha que falta algo no caso, que crie um elo que possa ser possível saber quem é Keyser Soze”.

91. PAPAI ME MACHUCOU: Ela só tem cinco anos e seu pai a violentou (Drama, 1990, classificação 18 anos, 93 minutos). Sinopse: “Apequena Mandy, de 5 anos de idade, voltou para a casa de sua mãe Jennifer (Meg Tilly) após passar alguns dais com seu pai Walt (Michael O’keef), como determinou a Justiça, depois da separação dos seus pais. Jennifer acha que Mandy está diferente, assustada com algo que se recusa a revelar. Durante a noite, Mandy acorda de um pesadelo gritando que seu pai a havia machucado. Para terror de Jennifer, surge a suspeita de que Walt tenha abusado sexualmente da menina. Ao discutir o assunto com o juiz, pedindo-lhe que proíba Walt de visitar sua filha novamente, Jennifer é presa por desacato à autoridade. E agora? Como impedir que Walt leve Mandy de para mais uma visita de fim de semana? Um drama envolvente, abordando forte tema de abuso sexual de crianças, tratado com arte e profissionalismo por David Greene, vencedor do Emmy, o maior prêmio da TV americana”.

92. PARIS TROUT: Ele ignorava a justiça. E ditou sua própria sentença (Drama Policial, 1991, classificação 18 anos, 100 minutos). Sinopse: “Geórgia, anos 50, Paris Trout (Denis Hopper, de Veludo Azul e Apocalypse Now), é um racista sem pudor… Quando um rapaz negro, que comprou um carro dele, não pode lhe pagar, ele invade sua casa e atira mãe dele e na irmã… Ele é tão frio e abusivo, que brutaliza sua mulher (Barabara Hershey, de Hannah e Suas Irmãs e A Última Tentação de Cristo), numa chocante cena de sodomia. Mas o advogado (o ótimo Ed Harris, de Os Eleitos) que é chamado para defendê-lo no tribunal acaba se envolvendo com a mulher de Paris, o que leva o filme a um final violento… Uma excelente interpretação de Dennis Hopper”.

93. POR TRÁS DA FÉ: Escândalos nos bastidores da fé. (Drama, 2005, classificação 16 anos, 130 minutos). Sinopse: “Ângelo (Daniel Baldwin) e Olan (Chris Bauer) têm um triste passado em comum: ambos foram vítimas de abusos sexuais, quando criança. Na ocasião do delito, com medo do escândalo, o Cardeal Bernad Law (Christopher Plummer) se manteve omisso e apenas transferiu os padres acusados de crimes para outras paróquias. Agora o caso volta à tona. Angelo e Olan não conseguem se livrar dos fantasmas do passado e as estruturas da Igreja parecem cada vez mais frágeis com as sucessivas denúncias de abusos. Com a entrada da imprensa em todo o processo, a rivalidade entre Igreja e Justiça torna-se uma calorosa disputa pelo poder. Vítimas, advogados e instituições estão com os ânimos a flor da pele. E em meio a isso tudo, uma mãe desesperada clama por Justiça”.

94. PRSIONEIRO ESQUECIDOS: Quem ouve os oprimidos quando seus gritos são abafados? Uma história verdadeira e emocionante, baseada nos arquivos da Anistia Internacional (Drama Policial, 1990, classificação 14 anos, 94 minutos). Sinopse: “Em um país conhecido pela sistemática tortura aos prisioneiros políticos, 17 pessoas estão detidas. Seu paradeiro e suas condições desconhecidas Jordan Gord (Ron Silver) está na Turquia em sua primeira missão para Howard Storm (Roger Daltrey), responsável pela investigação da Anistia Internacional. Na última hora, Ford acaba sem um parceiro na Turquia. Husan Denir (Hector Elizondo), um advogado de direitos humanos, é recrutado para ajudar Ford. Quase instantaneamente os dois homens descobrem que os prisioneiros estão sendo torturados de uma maneira absurda. Ford rapidamente mergulha numa aterrorizante trama de decepção, burocracia e horror que persegue os prisioneiros e qualquer um que lute pela sua liberdade. Sua única esperança está nos métodos de não-violência e estratégicas da Anistia Internacional”.

95. PRÓXMO DO FIM: Após 10 anos no corredor da morte, liberdade só não basta. Baseado em uma história real (Drama, 2001, classificação 12 anos, 103 minutos, Dublado). Sinopse: “Em 1940, no Texas, um fazendeiro negro chamado Dan Brandley foi assassinado a tiros, em plena luz do dia. Embora seu assassino fosse um homem branco muito conhecido dos cidadãos locais, ninguém foi levado a depor. Quarenta anos depois, seu neto, Clarence, encontra o cadáver violentado de uma adolescente braça, e vai descobrir que a única evidência de culpa que um sistema jurídico corrupto e racista é a cor de sua pele. Apesar de sua obvia inocência e total falta de provas contra ele, Clarence é condenado à morte, depois de anos de audiências e apelações. E faltando poucos dias para sua execução, seus advogados têm apenas uma chance: quebrar a conspiração do silêncio e do ódio e revelar a verdadeira identidade do assassino. Este é um poderoso drama sobre a coragem e a luta pela verdade e justiça, contra o preconceito implacável”.

96. QUANDO CADA DIA ERA 4 DE JULHO (Drama Policial, 1937, classificação livre, 105 minutos, Baseado em fatos reais). Sinopse: “Drama policial que narra a estória de um assassinato ocorrido na pequena cidade de Connecticut, no ano de 1937, e que tem como única ‘testemunha’ Sarah, uma garota de 9 anos. Ed Cooper (Dean Jones), defende o suposto assassinato (Geoffrey Lewis), um rapaz mudo e traumatizado pela Guerra, também acusado de fazer parte do grupo anarquista de Sacco e Vanzetti, que tem somente sua face seus gestos para expressar suas emoções”.

97. QUEBRANDO AS REGRAS: Tudo o que eles queriam era liberdade e justiça (Romance, 1998, classificação 16 anos, 105 minutos, Baseado em fatos reais). Sinopse: “Richard e Mildred enfrentaram as dificuldades de um amor proibido. Amigos, eles descobrem a paixão na adolescência e o casamento é uma conseqüência. Mas nos anos 60, em alguns estados americanos, a união interracial não era apenas um desafio às tradições: era uma infração à lei. Presos na noite de núpcias e expulsos da cidade por um juiz conservador, os dois jovens iniciam uma longa jornada em busca de liberdade e dignidade. Uma extraordinária história de amor, coragem e determinação, estrelada por Timothy Hutton (de Brincado de Seduzir) e Lela Rochon (O Príncipe das Mulheres)”.

98. QUEREM ME ENLOUQUECER: A incrível luta de uma mulher para mostrar ao mundo que ela era responsável pelos seus atos (Drama, 1987, classificação 16 anos, 116 minutos). Sinopse: “Para alguns, ela está com problemas. Para outros, ela é o problema. Uma cosia é certa: Cláudia Drap está com problemas, sérios problemas. Agressiva, anti-social, sua família não a aceita. Ela diz todas as verdades: doa a quem doer. E o que é pior: ela matou um homem. Para que ela não incomode mais a sociedade, a Justiça quer interná-la em uma instituição para doentes mentais. ‘É melhor que a prisão’, dizem. E acrescentam: ‘Será para seu próprio bem’. Eles estão prontos a declará-la louca – e sua família aprova o veredicto. Toda uma verdade de frustração e ódio explode. Cláudia (Barbara Streisand de Yentl, Está Pequena é Parada e Nasce uma Estrela) recusa ser julgada louca. Com a ajuda de Aaron Levinsky, o defensor público (Richard Dreyfuss, de A Garota do Adeus, Um Vagabundo na Alta Roda e Tocaia), ela declara guerra à Justiça de New York, a moderna psiquiatria, sua família e a seus próprios demônios. Ela Pergunta: o que sanidade e o que loucura. Quais são os limites entre os dois? Quem é louco e quem não é? Quem decide… e baseado em que? O eletrizante combate no tribunal mostra todo o talento de elenco extraordinário. Dirigido por Martin Ritt (Testa de Ferro Por Acaso, Norma Era e O Romance de Murphy), em QUEREM ME ENLOUQUECER trabalham atores premiados com o ‘Oscar’ e o ‘Tony’, como Maureen Stapleton, Karl Malden, Eli Wallach, Robert Webber e James Whitmore”.

99. QUESTÃO DE HONRA: (Policial, 1992, classificação 14 anos, 135 minutos, Dublado). Sinopse: “Um homem está morto. Dois são acusados de assassinatos. E toda a Marinha está em julgamento. Questão de Honra está para detonar o mais explosivo episódio na história militar dos Estados Unidos… Aclamado universalmente, indicado para 4 Oscar, inclusive Melhor Filme, Questão de Honra reúne os maiores astros de Hollywood, como Jack Nicholson, Tom Cruise e Demi Moore nesta forte história sobre corrupção e uma determinada busca pela justiça dirigida por Rob Reiner. Com excelentes atuações de Kevin Bacon e Kiefer Sutherland, Questão de Honra deixa sua marca como o maior triunfo do cinema na década. Imperdível”.

100. QUESTÃO DE JUSTIÇA: Para ela, era uma questão de honra colocar atrás das grades o homem que violentou sua filha (Policial, 1991, classificação 16 anos, 104 minutos, Baseado em fatos reais). Sinopse: “Lilah Comminger (Meredith Baxter) não consegue controlar sua raiva e indignação ao saber que sua filha de 23 anos, Debby Lacey (Carrie Hamilton), foi espancada e estuprada. De início, Lilah resolve não interferir com a justiça. Mas aos poucos ela perde a paciência com a demora das investigações e resolve sair a campo ela mesma para prender o culpado. Seu marido Joe (G. W. Bailey) e alguns tiras tentam convencê-la a desistir da idéia, mas Lilah insiste até em se oferecer como vítima potencial para atrair o estuprador a uma cilada. Lilah se atira com toda a energia durante um ano a essa busca incessante, até o momento fatal do encontro face a face com o estuprador. Toda a emoção de um drama da vida real recriada com impressionante realismo num filme que não vai deixar ninguém indiferente ao drama de uma mulher corajosa”.

101. QUILOMBO: (Filme Nacional, classificação 16 anos, 119 minutos). Sinopse: “Nos primórdios da nossa colonização, os negros africanos trazidos pelos portugueses para o trabalho escravo nas plantações de cana de açúcar; que não suportavam os maus tratos dos senhores, fugiam para o interior do país e se organizavam em comunidades. A mais famosa dessas comunidades foi a dos Quilombos dos Palmares, cuja história é contada neste filme. Nesse quilombo não havia somente negros fugitivos. A eles se juntaram também índios e brancos que eram perseguidos ou estavam insatisfeitos com a vida que levavam na colônia. Ganga Zumba (Toni Tornado) é o líder; o rei dessa comunidade. Dandara (Zezé Motta)é sua mulher, Zumbi (Antônio Pompeo) e Ana Ferro (Vera Fischer). Quatro importantes personagens deste filme de ação e dramaticidade. Uma aula dada pelo mestre Cacá Diegues sobre um dos mais lindos episódios da história do Brasil”.

102. REGRAS DO JOGO – Uma missão de resgate. Um grupo de fuzileiros entre a vida e a morte. E um código a seguir. (Ação, 2000, classificação 14 anos, 128 minutos). Sinopse: “1968. O Coronel Childers (Jackson) e o Coronel Hodges (Jones) lutam nos campos do Vietnã. Separado do grupo de Childers, o grupo de hodges sofre uma emboscada. Seriamente ferido e com todos os seus homens mortos, Hodges é salvo por Childers. Quase trinta anos mais tarde, o Cel. Childers é chamado para liderar o grupo de fuzileiros designado a proteger o embaixador americano de uma violenta manifestação de árabes no Iêmen. Depois de salvar o embaixador, mas perder fuzileiros no confronto, Childers manda atirar na multidão, matando 83 pessoas. Está deflagrada a crise internacional. Os E.U.A. decidem levar o Cel. Childers à Corte Marcial. Childers então chama Hodges, que se tornou advogado, para defendê-lo. O jogo vai ser duro”.

103. RELAÇÕES CRIMINOSAS: As aparências enganam, e isso pode custar a sua vida (Policial, 1993, classificação 14 anos, 102 minutos). Sinopse: “Jacqueline Bisset, uma das maiores estrelas que Holywood já viu, está de volta com todo seu talento e sensualidade no papel de Holly McPhee, uma severa juíza das cortes americanas que esconde uma estranha faceta: enquanto é respeitada por colegas e oponentes no tribunal, planeja e lidera a maior onda de assalto já vista. Crimes tão bem executados que a polícia decide pedir ajuda um especialista: Jin Okasaki (Masaya Kato), criminalista renomado que não tarda a encontrar o rastro de Holly. Ai começa a tensão: ambos se envolvem num misto de paixão e perversão moral, em que o crime pode compensar, mas pode também pode levá-los a extremos. A verdadeira e cruel personalidade de Okasaki começa a apavorar Holly, que contará apenas com a ajuda do policial Goodwin (Gary Day) para chegar a um veredicto sobre sua própria vida”.

104. RÉU PRIMÁRIO: Para voltar a ter dignidade é preciso pagar um preço muito alto (Drama Policial, 1997, classificação 14 anos, 106 minutos). Sinopse: “Preso em uma operação da polícia contra o tráfico de drogas, Greg Yance (Omar Epps, de Viagem da Morte) é sentenciado a 5 anos de prisão. Por ser réu primário, Greg pode cumprir a sua pena em quatro meses, servindo em um programa de reabilitação para jovens condenados. Para fugir da brutalidade da cadeia, decide participar do treinamento… mas nunca imaginou que essa decisão iria transformar completamente sua vida. Obrigado a cumpri uma disciplina uma rígida, falar apenas quando ordenado e realizar tarefas com rapidez e precisão de uma máquina, Greg e seus novos amigos aprendem valores que nunca haviam conhecido. Em pouco tempo, o grupo é posto à prova para ajudar uma cidade que está prestes a ser devastada por uma enchente. Esse é o grande momento de provar que eles são dignos de uma chance… custe o que custar!”

105. ROE x WADE: O julgamento que abalou o sistema jurídico americano (Drama, 1989, classificação 14 anos, 120 minutos). Sinopse: “Após escapar de um casamento desastroso com um marido violento, Ellen Russell (Holly Hunter, vencedora do Emmy por este filme), foi forçada a mudar-se de uma cidade para a outra, trabalhando numa grande variedade de empregos temporários. Quando descobre que está grávida, Ellen tenta fazer um aborto, na época ilegal no Estado do Texas, e o caso acaba na Justiça. A advogada Sarah Weddington (Amy Madigan, de A Baia do ódio) aceita a causa, nomeando Ellen (com o pseudônimo de Jane Roe) como vítima num processo contra Henry Wade, Procurador do Distrito de Dallas. Um caso retirado das principais manchetes dos jornais de 1973, Roe x Wade é a verdadeira e emocionante história de uma mulher que desafiou o sistema judicial americano e chocou uma nação”.

106. SEGREDOS DO PODER – Existe verdade por trás do poder? (Drama, 1998, classificação 12 anos, 135 minutos). Sinopse: “As artimanhas políticas de um sedutor governador sulista, que almeja a presidência dos Estados Unidos. A fim de melhorar sua imagem na campanha presidencial, o governador Jack Stanton contrata jovem negro, neto de um importante político, para fazer parte de seu Satff. O rapaz desenvolve um trabalho, sendo bem acolhido por todos, até por Susan, esposa de Stanton. A situação se complica quando os escândalos sexuais, que envolveram o candidato, vêm a público. Para vencer as eleições, ele precisará abafar as denúncias e manter a união do grupo liderado pó uma personagem excêntrica”.

107. SEM DEFESA: Mais chocante que o assassinato é o motivo! Um crime misterioso encobrindo uma trama de traição e morte (Suspense Policial, 1991, classificação 14 anos, 104 minutos). Sinopse: “T.K. Katwuller é uma advogada dinâmica e determinada que comete um grande erro: ter um caso com seu cliente, o empresário Steven Seldes, acusado de estar envolvido com prostituição de menores. A morte misteriosa de Seldes, no entanto, transforma T.K. numa das suspeitas. Porém o policial consegue incriminar a esposa do empresário e a advogada passa a defendê-la, dando início a uma perigosa investigação que leva um policial a desconfiar de suas ações. Para agravar a situação de T.K., cada vez mais ela chega a fatos que a incriminam. Barbara Hershey (de A Última Tentação de Cristo) e Sam Shepard (de Presente de Grego) estrelam um thriller de mistério e suspense ininterruptos”.

108. SEPARADOS, MAS IGUAIS: A lei declara: separados, mas iguais. Um homem ousou dizer não (Drama, classificação livre, 188 minutos). Sinopse: “Separados mas iguais é um poderoso retrato de duas magistrais interpretações… uma história inspiradora e verídica sobre um dos marcos mais importantes na história dos direitos humanos”.

109. SERVINDO EM SILÊNCIO: A verdadeira história de uma oficial do exército que foi dispensada por causa de sua conduta sexual (Drama, 1994, classificação 14 anos, 91 minutos). Sinopse: “Glenn Close estrela como a Coronel Margarethe Cammermeyer, uma enfermeira do exército com 24 anos de serviço e condecorada com uma medalha de bronze no Vietnam. Durante uma entrevista em que as informações são estritamente confidenciais, ela admite ao serviço militar sua condição de lésbica – uma resposta que vai colocá-la numa luta pela manutenção de seu posto nas Forçadas Armadas. Exposta às luzes pela imprensa, ela vê sua privacidade escancarada ao público e inicia uma verdadeira batalha pela preservação dos seus direitos humanos. Estão em risco não apenas seus anos de carreira militar, mas seu amor pelos filhos, o respeito dos amigos e seu próprio senso de integridade”.

110. SLEEPERS – A Vingança Adormecida (Drama, classificação 18 anos, 147 minutos). Sinopse: “Uma farra da juventude num bairro de Nova York tem como resultado um drástico erro da justiça: o grupo é condenado a cumprir um ano de prisão. Os quatro garotos tornam-se vítimas das obsessões e loucuras dos guarda do reformatório, um jeito muito duro de e inesquecível de entra na adolescência. Quinze anos mais tarde, eles têm a oportunidade de se vingar, recorrendo à mesma justiça deficiente que os condenou. Situações de tensão quase insuportável transformam Sleepers – A Vingança Adormecida num thriller eletrizante repleto de suspense e ação que prender você do começo ao fim”.

111. SOB SUSPEITA: Ela é uma advogada que violou duas regras da sua profissão: nunca se envolver com um jurado e não procurar por pistas me lugares perigosos (Drama, 1987, classificação 12 anos, 117 minutos). Sinopse: “É tempo de Natal em Washington, e uma mulher é encontrada sem vida – vítima de bárbaro crime. A defensora pública Kathleen Riley (Cher) é designada para o caso. Mas este não é um crime comum, com um criminoso qualquer. Trata-se de um veterano de guerra do Vietnam, com problemas de instabilidade, e surdo-mudo. Todas as evidências demonstram a sua culpa, e nada existe em que se possa basear qualquer contestação a ela, a não ser a insistência desesperadora do acusado em proclamar-se inocente. Subitamente, o jurado Eddie Sangster (Dennis Quaid) revela uma informação que é vital para a defesa a ser feita por Kathleen. Mas à medida que ela se aproxima da verdade, maior é o risco de vida que passa a enfrentar…”

112. SOB SUSPEITA (Drama, classificação 14 anos, 111 minutos). Sinopse: “Após o brutal assassinato de duas garotas, o policial Victor Benezet (Morgan Freemam) chama para depor seu amigo e famoso advogado Henry Hearst (Gene Hackman), que esteve nos lugares dos crimes. Imaginando ser um interrogatório de rotina, Hearst se depara com uma noite longa e angustiante. A conversa entre os dois se transforma num interrogatório de intenso, onde Hearst revela detalhes sórdidos de sua vida conjugal e, no combate mental entre os dois adversários do mesmo nível, Hearst mostra-se mais perigoso quando está vulnerável. Todo mundo tem segredos e ele sabe como explorá-los para causar o máximo de danos”.

113. SOMBRAS DA LEI (Policial, 1997, classificação 12 anos, 114 minutos). Sinopse: “Andy Garcia é Sean Casey, um policial idealista que se torna promotor público e Manhanttan e atinge o estrelato depois de ter êxito num caso que ganhou as manchetes dos jornais. À medida em que vai se aprofundando no sistema de justiça criminal, seu mundo desmorona. Ele é traído do ponto de vista pessoal e profissional depois de descobrir um crime em que estão envolvidas pessoas intimamente ligadas a ele. Através de acordos políticos e concessões que fazem parte de seu novo cargo, Casey aprende que seus ideais são irreais num sistema político que o obriga a escolher entre lealdade e moralidade. Richard Dreyfuss é Sam Vigoda, um advogado de defesa liberal, adversário de Casey no tribunal. O filme é dirigido por Sidney Lumet, que possui em seus filmes a incrível marca de 50 indicações ao Oscar; como diretor foi indicado 4 vezes”.

114. TEMPO DE MATAR: Ele cometeu um crime… depois de todos os crimes cometidos contra ele (Suspense, 1996, classificação 16 anos, 150 minutos, Dublado). Sinopse: “Uma garota negra de apenas 9 anos de idade é estuprada por dois racistas brancos completamente bêbados. Em um ato desesperado de ódio e de vingança, seu pai mata os homens a tiros. Agora, Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson, de Pul Fiction) irá à julgamento pelo assassinato de dois brancos. É assim que a lei pretende tratar o caso. Para defendê-lo, Hailey conta com o corajoso Jake Brigance (Matthew McConaughey, de Somente Elas) e a idealista Ellen Roark (Sandra Bullock, de Corações Roubados), dois jovens advogados em busca da verdade. Em poucos dias, o julgamento transforma-se em uma violenta batalha racial, onde a vida de todas as pessoas envolvidas com o caso está correndo perigo. O destino de homem injustiçado está nas mãos de Jack e o tempo está se esgotando. A violenta batalha pode explodir a qualquer momento…”

115. TERRA EM TRANSE: (Filme Nacional, classificação 16 anos, 115 minutos). Sinopse: “É um filme urbano e violento. D. Felipe Vieira (José Lewgoy) vai assinar sua renúncia diante do quadro político constrangedor que vive Eldorado. Paulo Martins (Jardel Filho) tenta dissuadi-lo. Não consegue. Quando está indo embora é ferido mortalmente por policiais. Antes de morrer, declama pateticamente um poema, contando a história de Eldorado. A história de uma terra em transe, com suas contendas políticas, suas arbitrariedades, suas misérias, seus crimes”.

116. TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO (Suspense, 1957, classificação 16 anos, 116 minutos). Sinopse: “Quando Leonard Vole (Tyrone Power) é preso sob a acusação de ter assassinado uma rica viúva de meia-idade, Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um veterano e astuto advogado, concorda em defendê-lo. Sir Wilfrid está se recuperando de um ataque do coração quase fatal e “supostamente” está em uma dieta, que o proíbe de ingerir bebidas alcoólicas e de se envolver em casos complicados. Mas a atração pelas cortes criminais é algo muito forte para ele, especialmente quando o caso é bem difícil. O único álibi de Vole é o testemunho da sua esposa, Christine Vole (Marlene Dietrich), uma mulher fria e calculista. A tarefa de Sir Wilfrid fica praticamente impossível quando Christine Vole concorda em ser testemunha, não da defesa, mas da acusação”.

117. TESTEMUNHA DE ESTUPRO: Ela queria contar a verdade, mas não podia. Quem pode dizer a verdade, sem se envolver em um crime (Drama Policial, 1986, classificação 18 anos, 96 minutos). Sinopse: “Num pequeno bar local, Anna e seu marido Kevin testemunham o terrível estupro de uma garota, sem que ninguém faça absolutamente nada para ajudar. Anna não consegue tirar a violência da cabeça, mas não pode ir a polícia. Seu cunhado, Michael, casado e pai de dois filhos pequenos é um dos estupradores! Pressionada pela família, ela permanece calada… até o dia em que a garota comete suicídio. Ana decide testemunhar, mas tudo se volta contra ela”!!!

118. TESTEMUNHA PERFEITA: Quando um inocente se torna alvo (Drama, 1989, classificação 14 anos, 101 minutos). Sinopse: “Sam Paxton (Aundan Quinn, de Procura-se Susan Desesperadamente) é o pacato dono de restaurante no distrito atacadista de carnes em Nova Iorque. Um simples homem de família que tem seu destino subtamente alterado quando, já tarde da noite, ele presencia u assassinato a sangue frio“. Testemunha ocular, Sam é envolvido nas investigações da polícia. O detetive responsável pelo caso é o todo-poderoso agente Fames Falcon (Brian Dennehy, de Cocoon), auxiliado por sua experiente parceira Liz Sapperstein (Stockard Channing, de Grease), uma dupla que tenta encontrar justiça num sistema injusto. Com a ajuda do depoimento de Sam, eles estabelecem conexões entre o homicídio e um recente escândalo de dívidas no mercado de carne. Começa assim um nervoso jogo de perseguições, onde as relações entre Sam, à polícia e aqueles que o ameaçam se torna cada vez mais tensa e menos seguras, afinal Sam é uma testemunha perfeita. Pois sua vida simples o faz também a vítima ideal, aquele tipo de vítima pela qual ninguém daria falta. No decorrer da inquietante trama, o direito Robert (de F/X, Assassinato sem Morte) exercita à vontade o estilo Thiller, obtendo uma história policial intrigante e surpreendente. Aidah Quinn, Brian Dennehy e Stockard Channing incorporaram intensamente seus personangens, fazendo de TESTEMUNHA PERFEITA um filme extremamente autêntico. Sam Paxton era um normal coma vida simples e feliz. Até que o destino resolveu mudá-la. Uma sina que pode ser de qualquer um. Incluindo você”.

119. TRAÍDOS PELO SILÊNCIO: Segredos mortais se escondem por trás de uma traição! Adolescentes espancadas. Prostituição de menores. Naquela casa o silêncio não pode ser quebrado (Suspense, 1989, classificação 14 anos, 90 minutos). Sinopse: “Uma jovem de 16 anos é encontrada quase morta num motel e o caso fica a cargo da Assistente do Distrito Jullie Butler. Durante as investigações ela suspeita que algo terrível está acontecendo numa instituição que abriga meninas adolescentes e tenta conseguir os depoimentos das garotas. Mas, acuadas, elas não querem falar. O mistério aumenta quando Jullie se sente ameaçada e descobre que está correndo perigo de vida. Ela então percebe que tem de agir rápido para não se tornar a próxima vítima.”

120. TRIBUNAL SOB SUSPEITA: Para uma jurada, seu veredicto de culpa ou de inocência é uma questão de vida ou morte (Suspense, 1994, classificação 14 anos, 107 minutos). Sinopse: “Valerie Alston (Joanne Whalley-Kilmer, de Willow – Na Terra da Magia) é uma bem sucedida mulher de negócios, que acredita na honestidade, no trabalho e num prospero futuro para seu filho de 7 anos de idade. Mas a sua vida está prestes a mudar! Valerie é convocada para participar do júri, no julgamento do perigoso mafioso Rusty Pirone (Armand Assante, de Os Reis do Mambo). Certo de que será condenando pelas provas e acusações do promotor público Daniel Graham (Gabriel Byrne, de A assassina), Pirone sove duas saídas para salvá-lo: eliminar todas as testemunhas… e ameaçar a vida de algum jurado. Pressionada por um policial corrupto e correndo perigo de vida, Valerie decide cooperar com os criminosos, e acaba descobrindo uma grande habilidade para mentir e manipular as pessoas ao seu redor, em favor do acusado. Agora que ela ultrapassou os limites do poder… nunca mais poderá voltar”.

121. UMA SIMPLES FORMALIDADE: Um jogo psicológico entre delegado e suspeito. Um duelo entre dois astros do cinema (Suspense, 1995, classificação 12 anos, 107 minutos). Sinopse: “Numa noite chuvosa, um crime acontece. Um homem, correndo num parque, é interceptado pela polícia. Sem documentos, é levado à delegacia e interrogado pelo delegado. Mas ao lado da conversa o suspeito começa a se contradizer; não se lembra onde estava naquela noite, nem o que fazia, e sua insuportável impaciência acaba por irritar o delgado, que se convence cada vez mais de que o crime ocorrido naquela mesma noite foi cometido por ele. Inicia-se aí um jogo psicológico, no qual o suspeito jura não se lembrar de nada e o delegado tenta tirar dele a verdade. Um filme interpretado com maestria por uma dupla de grandes atores, Gerard Depardieu (o suspeito) e Romam Polanski (o delgado), Uma Simples Formalidade prende a atenção do espectador ao levantar a principal questão da trama: pode um homem cometer um crime e não se lembra dele”?

122. UM GRITO DE LIBERDADE: Uma História Verídica da Amizade que Abalou a África do sul e Despertou o Mundo (Drama, 1987, classificação 18 anos, 151 minutos). Sinopse: “A inesquecível amizade de dois homens inesquecíveis. A tensão e o terror que é a África do Sul hoje são fortemente retratados na tocante história do ativista negro Stephen Biko (Denzel Washington) e de Donald Woods (Klevin Kleni), editor branco de um jornal liberal, que arrisca sua vida para mostra a história de Biko para o mundo. Neste explosivo e emocionante filme, Woods percebe lentamente os verdadeiros horrores do apartheide, através dos olhos de Biko. Quando as autoridades sul-africanas começaram a considerar Biko uma ameaça ao governo, o mesmo é preso e silenciado pela polícia. Woods, em prisão domiciliar, tem a perigosa ambição de fugir da África do Sul, determinado a expor extraordinária história de Biko ao mundo. Esta verdadeira aventura de fuga revela o homem em seu estado mais heróico e mais nocivo”.

123. VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA: Elas passaram por tudo. E por isso não podem aceitar que os criminosos fiquem impunes (Suspense, 1987, classificação 14 anos, 96 minutos). Sinopse: “Ruth tem 28 anos, é bonita, viva e está começando a construir sua vida emocional após ter sido estuprada, há 11 meses. Mas o medo, o choque, a violência, tudo volta a sua cabeça quando ela é chamada para fazer o reconhecimento do seu violentador na delegacia de polícia. Lá Ruth encontra Maydene, uma negra chique, casada e com filhos; Choloe, uma jovem prostitua loira; Nina, uma artista; Nellie, uma faxineira latina; e Susan, uma jovem neurótica. Todas estão ali para reconhecer o homem que as violentou. Na saída, elas perceberam que apontaram todas par o mesmo homem – Charles Galloway, empregado de uma firma de aviação, casado e tipo comum, que age sempre da mesma forma, armado e com uniforme de segurança . Chega o dia do julgamento. Conseguindo provar que todas as testemunhas se encontraram no dia do reconhecimento do suspeito, o advogado consegue a anulação do julgamento, e Galloway está de novo nas ruas. Para a lei isto pode estar correto. Mas para as vítimas daquele homem, seus crimes deveriam ser punidos de alguma forma. Nem que elas tenham de usar suas próprias mãos. Um drama de suspense emocionante na linha de Desejo de Matar, estrelado pela excelente atriz inglesa Kate Nellingham (Buraco da Agulha)”.

124. VÍTIMA DO SILÊNCIO: Um casamento em crise. Um aborto provocado. Você é o juiz! (Drama, 1991, classificação 14 anos, 117 minutos). Sinopse: “Bonnie Jackson é uma mulher que atravessa os momentos de sua existência. Seu casamento está em crise, seu marido está se tornando cada vez mais violento, suas tentativas de engravidar foram frustradas. Agora, no entanto, tudo que ela menos quer é um filho. Uma criança não seria feliz com uma mãe como ela, em casamento desestruturado: era como pensava naquele momento. Em uma discussão mais séria com seu esposo, Bonnie decide se matar. No entanto, apesar de engolir uma grande quantidade de pílulas, ainda é salva pelos médicos. A única vítima é seu filho – um feto de cerca de três meses de gestação – que sofre os efeitos da overdose. O aborto é visto pelo marido como um crime. Agora, Bonnie terá de responder a um árduo processo pelo assassinato de seu bebê”.

125. VÍTIMAS INOCENTES: Baseado em uma história real (Suspense, 1996, classificação 14 anos, 100 minutos). Sinopse: “Algumas vezes, a justiça é cega. Esta é a história do jovem sargento Tim Hennis (Rick Schroder), preso e acusado de reproduzir uma série de crimes famosos. Exaltado pela mídia, um feroz promotor usa uma tática desleal para condenar o rapaz à morte. Mas existem circunstâncias misteriosas que envolvem o crime. É então que sua família e dois jovens advogados fazem de tudo para conseguir um novo julgamento, para tentar provar sua inocência”.